Título: No roteiro de Dilma, Argentina, China e EUA
Autor: Oliveira, Eliane; Alvarez, Regina
Fonte: O Globo, 03/01/2011, O País, p. 4

Presidente tem quatro viagens agendadas

BRASÍLIA. A presidente Dilma Rousseff já tem pelo menos quatro viagens ao exterior agendadas para o primeiro semestre. Visitará os vizinhos Argentina e Uruguai e os principais parceiros econômicos e comerciais do Brasil: China e Estados Unidos. A primeira viagem internacional de Dilma na Presidência será à Argentina, segundo o chanceler Antônio Patriota.

- Conversei com a presidenta Dilma a respeito de um programa de viagens presidenciais para os próximos meses, que incluirá visitas aos países vizinhos e a alguns de nossos principais parceiros econômicos e comerciais, como Estados Unidos e China - disse o novo chanceler, Antônio Patriota, ao ser empossado no cargo.

O assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, confirmou que os Estados Unidos seriam um dos primeiros roteiros. A presença da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, na posse de Dilma foi vista pelo governo como um sinal do interesse dos EUA em estreitar as relações com o Brasil, estremecidas especialmente pelo apoio oferecido pelo ex-presidente Lula ao Irã.

Garcia minimizou o fato de Hillary ter chegado atrasada e saído antes do fim da cerimônia de posse:

- A presença (de Hillary) indica o bom estado das relações do Brasil com os Estados Unidos e, principalmente, a disposição para que essas relações continuem e se aprofundem.

No discurso, Patriota não fez outras referências aos Estados Unidos, mas destacou a relação do Brasil com a Argentina, que enfrenta estremecimentos por contenciosos comerciais e uma certa rivalidade pela liderança na região. O discurso do chanceler foi em um tom conciliador.

A ausência de Cristina Kirchner na posse de Dilma foi minimizada por Marco Aurélio Garcia:

- Compreendemos perfeitamente que depois da tragédia que se abateu sobre a família, que a presidente quisesse passar com seus filhos, na terra onde passou boa parte da sua vida, datas como o Natal e o Ano Novo.