Título: Gilberto Carvalho assume secretaria dizendo que morreria por Lula
Autor: Oliveira, Eliane; Alvarez, Regina
Fonte: O Globo, 03/01/2011, O País, p. 4

Ao tomar posse, fiel escudeiro do ex-presidente relembra fatos do governo

BRASÍLIA. Numa cerimônia marcada por grande emoção, o fiel escudeiro do ex-presidente Lula e novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, disse que manterá as "portas abertas" aos movimentos sociais e que a presidente Dilma Rousseff lhe convidou para que ele falasse a ela "as verdades" que um governante precisa ouvir. Com a voz embargada e chorosa, Gilberto Carvalho prestou um tributo ao amigo Lula ao contar, em discurso, fatos vividos pelos dois nos últimos oito anos:

- Por esse homem eu posso morrer - disse Carvalho, ao pedir uma bênção e manifestar gratidão ao amigo.

"Gilbertinho" ligou para Lula para se despedir

Ele contou que telefonou ontem de manhã para o ex-presidente, por sugestão da própria Dilma, que também o chama de "Gilbertinho", como Lula.

- Manifestei a ele a minha gratidão. Foi um privilégio trabalhar nesses oito anos com o presidente Lula. Nove, contando-se a campanha. Ele me sustentou nas horas mais difíceis. Não me esqueço que o presidente poderia ter se livrado de mim em momentos críticos que passei, mas jamais vou me esquecer quando voltei do segundo depoimento lá na CPI (dos Bingos, que investigou a morte do ex-prefeito Celso Daniel) e ele tinha atrasado uma viagem me esperando sentado na minha sala para dizer: Gilbertinho, vamos tomar uma cachacinha para esquecer essas coisas e vamos tocar a vida para frente. Isso eu jamais vou esquecer. Por esse homem eu posso morrer.

Gilberto agradeceu a confiança que recebeu de Dilma e disse que não será fácil substituir (Luiz) Dulci no diálogo com os movimentos sociais.

- É uma gratidão imensa... A presidente Dilma demonstra a sua confiança convocando a mim e a outros companheiros para esse trabalho tão honroso. A conversa da Dilma comigo foi muito rápida e muito simples: eu preciso de você ao meu lado para me dizer as verdades, para me falar as coisas como elas acontecem, para me trazer a sensibilidade e o sofrimento do povo e dos movimentos sociais - disse Gilberto.

Antes da posse, almoço em praça de alimentação

De estilo humilde, Gilberto, antes da posse, estava almoçando na praça de alimentação de um shopping de Brasília com dois filhos. Ele trocou o paletó e gravata da posse de Palocci, pela manhã, por uma roupa casual para comer um sanduíche, enquanto esperava a hora de receber o cargo do também petista Luiz Dulci.

A posse de Gilberto, que discursou 14 minutos, foi uma das mais concorridas do Planalto ontem, ganhando até da posse do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci. Mais cadeiras foram providenciadas, mas muitos convidados ainda ficaram de pé. Alguns ex-ministros foram apenas para a posse de Gilberto, como José Antonio Dias Tóffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF).