Título: Lider do Sudão assumirá dívida do Sul, diz Carter
Autor:
Fonte: O Globo, 11/01/2011, O Mundo, p. 26

CARTUM. Enquanto a população predominantemente cristã e animista do Sul do Sudão ia às urnas pelo segundo dia consecutivo para decidir sobre a secessão, a violência predominou na fronteira com o Norte do país. Na disputada região de Abyei, pelo menos 36 pessoas morreram em confrontos entre nômades árabes e sudaneses do sul. No entanto, o presidente Omar al-Bashir, até então um dos maiores opositores do referendo, surpreendeu ao se oferecer para assumir a dívida do Sul, estimada em US$38 bilhões, caso haja a independência.

A boa vontade do presidente sudanês ¿ acusado pelo Tribunal Penal Internacional de cometer crimes de guerra e contra a Humanidade ¿ foi revelada ao ex-presidente americano Jimmy Carter, que está no país à frente de uma missão de centenas de observadores internacionais monitorando o andamento da votação.

¿ Al-Bashir fez essa afirmação não só para mim e para o Sul, mas para o mundo. Acho que haveria uma severa autocondenação se ele não cumprir a promessa de aceitar pacificamente (o resultado). E ele não tem outra alternativa, a não ser ir à guerra ¿ afirmou o ex-presidente americano.

Apesar da tensão tribal na região petrolífera de Abyei, segundo organizações internacionais o segundo dos sete dias de votação ocorreu sem transtornos ¿ e sem as longas filas do primeiro dia ¿ no Sul.

A perspectiva de independência já vem levando milhares de refugiados a tentarem voltar para casa. As Nações Unidas estimam que pelo menos duas mil pessoas chegam por dia, e já alertou para a falta de infraestrutura para recebê-las.

As urnas não serão abertas até o fim da votação, no próximo dia 15. A previsão é de que o resultado definitivo do referendo saia em 14 de fevereiro.