Título: Catástrofe na serra ganha destaque na versão on line do New York Times
Autor: Connor, Steve
Fonte: O Globo, 18/01/2011, Rio, p. 20

Especialistas dizem que falta `vontade política¿ às autoridades brasileiras

As chuvas na Região Serrana do Rio ganharam destaque na versão on line do ¿New York Times¿, nesta segunda-feira. O correspondente do jornal em São Paulo, Alexei Barrionuevo, ouviu especialistas internacionais em desastres naturais para comentarem a tragédia ocorrida no estado do Rio. Um deles, Debarati Guha Sapir, professora da Universidade Católica de Louvain, em Bruxelas, disse achar que falta vontade política e priorização da pauta ¿gestão das inundações¿ por parte das autoridades públicas do Brasil.

Os especialistas compararam a tragédia no Brasil com a que ocorreu no nordeste da Austrália, onde pelo menos 28 pessoas morreram em inundações nas últimas semanas, e revelaram ¿uma grande lacuna na preparação dos países e das suas políticas de gestão de inundações¿.

`Número de mortos não é um bom sinal¿

¿Em um país como o Brasil, que não é um país pobre, onde as competências tecnológicas e os recursos não são um problema, um grande número de pessoas morrendo em inundações não é um bom sinal¿, disse Debarati. O Brasil carece, segundo ela, de ¿vontade política e de priorização, por parte das autoridades públicas, da questão da gestão das inundações¿.

A reportagem ouviu Margareta Wahlstrom, secretária-geral adjunta das Nações Unidas, especialista em Estratégia Internacional para Redução de Desastres. Ela lembrou que o Brasil é um país de dimensões continentais, e que, até recentemente, os piores e mais caros desastres naturais no país foram secas severas. Mas alertou:

¿Nos últimos anos, o aumento da frequência de inundações, ventos fortes e tempestades se tornou parte do novo padrão de normalidade do Brasil¿, disse ela. ¿A opção política que temos hoje é não tratar os desastres como eventos que vêm e vão, mas estabelecer um plano para diminuir os impactos.¿