Título: Festival de infrações na posse de Martha Rocha
Autor: Brunet, Daniel; Ramalho, Sérgio
Fonte: O Globo, 19/02/2011, Rio, p. 23

Enquanto chefe de Polícia assumia cargo, carros oficiais ficavam estacionados em áreas proibidas

A exemplo do que aconteceu na posse de seu antecessor, há quase dois anos, enquanto a nova chefe de Polícia Civil, delegada Martha Rocha, assumia ontem o cargo, na Academia de Polícia (Acadepol), do lado de fora ocorria um festival de infrações de trânsito. Nas ruas de Santana, Marquês de Pombal, Irineu Marinho e Benedito Hipólito, na Cidade Nova, os carros oficiais da Polícia Civil estavam estacionados em locais proibidos, inclusive sobre as calçadas e em frente a áreas de carga e descarga. Durante a posse, por volta das 14h, o trânsito ficou congestionado na região.

A Guarda Municipal informou que destacou, excepcionalmente, cinco guardas para dar fluidez ao trânsito em frente à Acadepol. O órgão não soube informar o número de carros multados por estacionamento irregular na área. Na calçada da Fundação Calouste Gulbenkian, na esquina das ruas Benedito Hipólito e Marquês de Pombal, havia carros de quatro delegacias.

Já no interior da Acadepol, a temperatura era alta. O ex-chefe de Polícia Civil Allan Turnowski não compareceu para transmitir o cargo à sucessora. Mandou um bilhete: ¿Gostaria de pedir desculpas à nova chefe de Polícia Civil, doutora Martha Rocha, aos meus colegas delegados e, principalmente, aos agentes, pela ausência em sua posse. Mas tenho certeza de que a doutora Martha Rocha, amiga de todas as horas durante minha gestão, saberá entender o momento difícil vivido e a necessidade do descanso imediato¿.

Em seu discurso, Martha voltou a dizer que tem o compromisso com a lisura e a ética, sendo muito aplaudida. Ela não quis comentar o indiciamento de Turnowski, pela Polícia Federal, sob a acusação de vazamento da Operação Guilhotina.

¿ No momento certo, diante das informações definitivas de tudo, vamos nos pronunciar. Não quero falar de passado. Quero falar do presente, de olho no futuro da instituição ¿ disse Martha.

Havia convidados de peso: a cúpula da segurança, encabeçada pelo secretário José Mariano Beltrame; o procurador-geral de Justiça, Cláudio Lopes; e o secretário de Administração Penitenciária, César Rubens. Beltrame disse que as medidas que vem tomando são direcionadas à sociedade e à instituição:

¿ É uma instituição que passa por mudanças. Não vamos perder o que foi conquistado. Vamos avançar.

Escoltada por agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), Martha anunciou que apenas delegados mais experientes ocuparão a titularidade das delegacias da capital.