Título: PT e PMDB articulam 2º turno em SP
Autor:
Fonte: O Globo, 20/05/2011, O País, p. 10

Gabriel Chalita deve sair candidato à prefeitura em 2012 pelos peemedebistas

BRASÍLIA. Diante da impossibilidade de acordo entre PMDB e PT, maiores partidos da base governista, para a disputa pela prefeitura de São Paulo no ano que vem - onde é questão de honra para o ex-presidente Lula derrotar o PSDB -, os dirigentes dos dois partidos acertaram um pacto de boa convivência e possível aliança no segundo turno.

O deputado Gabriel Chalita, que se filiará ao PMDB no dia 4 de junho, vai mesmo bater chapa com o candidato do PT na capital paulista, ainda não definido. Entre os petistas, o nome do ministro da Educação, Fernando Haddad, defendido por Lula, enfrentaria dificuldades de ocupar espaços políticos. Também são cotados a senadora Marta Suplicy e o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.

Apesar de ter havido articulações de petistas, incluindo Lula, que tentaram convencer o PMDB a não lançar a candidatura de Chalita, o presidente do partido, Valdir Raupp (RO), disse que isso não tem mais volta.

Raupp disse que Chalita estará no segundo turno e cogita que o PT aceite compor a chapa com o PMDB já no primeiro turno, indicando o vice, se avaliar que há risco de derrota para o candidato tucano - que ele acredita que será José Serra.

No Rio, o PT quer ter a vice do prefeito Eduardo Paes na disputa pela reeleição. Três nomes são discutidos: Jorge Bittar, Gilberto Palmares e Adilson Pires.

O PMDB quer apoio do PT também na capital mineira. O deputado Leonardo Quintão, derrotado pelo atual prefeito Márcio Lacerda e que pretende disputar de novo a prefeitura de Belo Horizonte ano que vem, quer o apoio do PT para a candidatura; em troca, o PMDB apoiaria o ministro petista Fernando Pimentel para o governo do estado em 2014.