Título: Especialistas divergem sobre futuro de Palocci
Autor: Yafusso, Paulo
Fonte: O Globo, 11/06/2011, O País, p. 15

Para eles, ex-ministro pode se afastar ou tentar ser prefeito

SÃO PAULO E RIBEIRÃO PRETO (SP). Passado o turbilhão que culminou com a sua demissão do governo, o ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci tenta pôr a vida pessoal em ordem e reorganizar sua carreira como consultor de empresas. Ele deverá se impor uma quarentena, a exemplo do que fazem os ministros da área econômica quando deixam o cargo.

No mercado, as opiniões se dividem sobre o futuro da Projeto, consultoria empresarial aberta por Palocci em agosto de 2006. Em seu berço político, Ribeirão Preto, também não há consenso sobre o futuro do ex-ministro, mas há quem fale de uma candidatura a prefeito em 2012.

- Embora seja uma exigência comum entre ministros da área econômica, acho que o Palocci vai se impor uma quarentena. Nesse tempo, vai colocar as coisas em ordem e, talvez, até se manifeste na próxima semana sobre seus planos para o futuro - disse seu advogado, José Roberto Batochio.

Volta ao mercado de consultoria é incógnita

A volta ao mercado de consultorias é uma incógnita, mas, segundo economistas e especialistas na área, Palocci deve passar por momentos difíceis, já que é normal que clientes temam contratar serviços de uma empresa que teve seu proprietário envolvido em escândalo.

- Num primeiro momento, deve haver um receio das empresas em contratá-lo, mas, com o tempo, elas voltarão a procurar seus serviços - disse o economista e ex-ministro Raul Veloso.

Em Ribeirão Preto, a população está dividida. O presidente do PT local, Pedro Sampaio, defende a candidatura do ex-ministro a prefeito:

- Ele seria prefeito com tranquilidade, porque fez excelentes administrações.

Já para o ex-deputado e professor Antônio Calixto, que acompanhou a trajetória política de Palocci, essa eventual candidatura é "brincadeira de mau gosto":

- Ele teve aqui apenas 16 mil votos para deputado federal. Não acho que arrisque ser candidato aqui porque não se sairia bem - diz Calixto.

O promotor de Justiça aposentado e amigo de Palocci Sergio Roxo da Fonseca diz que o ex-ministro fez "administrações brilhantes" na cidade e tem o direito de ser candidato.

Valdir Pavani, diretor do Sistema Thathi de Comunicação, concorda e acha que Palocci seria bem recebido na cidade. Já o vereador Maurilio Romano Machado, do DEM, que acompanhou toda a trajetória política de Palocci, não acredita na possibilidade de ele retornar a Ribeirão Preto.

- Acredito que ele esteja buscando patamares mais altos na vida pública - disse Machado.

*Especial para O GLOBO