Título: Golpe fatal
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 17/06/2011, Panorama Político, p. 2

Depois de punir a dividida bancada de deputados do PT, nomeando Ideli Salvatti para o Ministério de Relações Institucionais, agora chegou a vez de o PMDB da Câmara ser castigado por votar contra o governo no Código Florestal. A presidente Dilma desistiu do deputado Mendes Ribeiro (RS) e vai nomear o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) líder do governo no Congresso. O mal-estar entre os aliados na Câmara é generalizado.

Jobim e os independentes do PMDB

O ministro Nelson Jobim (Defesa) tem se reunido com os ditos senadores independentes do PMDB. Nesta semana, o encontro foi na casa do senador Waldemir Moka (MS), e estavam lá Jarbas Vasconcelos (PE), Pedro Simon (RS), Luiz Henrique (SC), Casildo Maldaner (SC), Roberto Requião (PR), Ricardo Ferraço (ES) e Eduardo Braga (AM), além do líder Renan Calheiros (AL). Os senadores decidiram encampar a proposta de Luiz Henrique pela qual 20% da dívida dos estados com a União poderia ser revertida em investimentos em educação, saúde, segurança e inovação tecnológica. Na semana que vem, o PMDB vai propor o calote ao ministro Guido Mantega (Fazenda).

"Estou louco por uma CPI. Meu mandato só vai começar, de verdade, quando tiver uma CPI" ¿ Pedro Taques, senador (PDT-MT) e ex-procurador da República

Premonição. Até parece que o ministro Luiz Sérgio (Pesca) se preparou para assumir o cargo. A foto da pescaria é de dezembro de 1996, quando ele estava encerrando seu mandato na prefeitura de Angra dos Reis. Ao seu lado, no barco, na Baía de Ilha Grande, o ex-presidente Lula e o atual governador de Sergipe, Marcelo Déda. Angra é o segundo maior produtor de pescado do Rio. O carro-chefe da produção é a sardinha.

Na contramão

O governo foi surpreendido pela defesa feita pelo líder do PT, Paulo Teixeira (SP), na reunião de líderes, terça-feira, da votação da regulamentação da emenda 29, que estabelece gastos mínimos na saúde. O Planalto não quer votar.

Ibope

Aliados dizem que, para a nova ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) conseguir agradar a governistas na Câmara dos Deputados e no Senado, terá que distribuir de 80 a 100 cargos de segundo e terceiro escalão que estão congelados.

Cheio de graça

Ao cumprimentar, em solenidade ontem no Planalto, os ministros Mário Negromonte (Cidades), Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário) e o presidente da CEF, Jorge Hereda, todos baianos, o governador Jaques Wagner (BA) brincou: "Não queria dizer para vocês não ficarem falando que é muito baiano". Na disputa pelos cargos do segundo escalão, petistas apelidaram Wagner de "gato de hotel", dizendo que ele chora de barriga cheia.

No embalo

Com a decisão da OIT, que os trabalhadores domésticos devem ter os mesmos direitos dos demais, o deputado Simão Sessim (PP-RJ) acredita que poderá aprovar seu projeto que obriga o pagamento de FGTS para os domésticos.

Mordomia

O primeiro-secretário do Senado, Cícero Lucena (PSDBPB), ameaça com voto em separado para impedir que a Subcomissão de Reforma Administrativa reduza salário dos servidores que ganham acima do teto do funcionalismo.

ECUMÊNICO. O governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP), o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu (PSD-TO), o vice Michel Temer e a presidente Dilma estão em Ribeirão Preto (SP) hoje, quando o ministro Wagner Rossi (Agricultura) anuncia o Plano Safra 2011/2012.

AS ENTIDADES do setor industrial estão avaliando a entrada do setor na discussão do Código Florestal.

VAGA. Com a ida da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) para a Casa Civil, a relatoria do Plano Plurianual deve ficar com o senador Walter Pinheiro (PT-BA). Mas José Pimentel (PT-CE) disputa a indicação.

ILIMAR FRANCO com Fernanda Krakovics, sucursais e Correspondentes