Título: Kassab elogia decisão de PT paulista
Autor: Freire, Flávio; Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 21/06/2011, O País, p. 3

Resolução petista admite coligação com PSD, novo partido do prefeito

SÃO PAULO e BRASÍLIA. Embora diga considerar inviável uma aliança com o PT nas eleições de 2012, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, comemorou ontem a resolução do diretório estadual petista, tomada no fim de semana, de não impor veto às coligações com seu futuro partido, o PSD. Em sabatina promovida pela "Folha de S.Paulo", Kassab não apenas agradeceu ao PT, principal partido de oposição à sua gestão, como disse ter visto no gesto dos adversários uma compreensão em relação ao papel da nova sigla:

- Eu saúdo a decisão e agradeço ao PT. Isso mostra que existe compreensão do PT em relação à importância do PSD no cenário da democracia brasileira - disse ele, referindo-se à decisão do PT de São Paulo.

A saudação feita ao PT pode ser vista como uma estratégia de aproximação de Kassab com o PT nacional. Nem por isso Kassab deixa de enfrentar forte artilharia do PT na Câmara dos Vereadores. Lá, os petistas entraram semana passada com um pedido de abertura de CPI para apurar eventuais irregularidades no recolhimento de assinaturas para a criação do PSD. Segundo denúncias, funcionários da prefeitura estariam usando a máquina pública para arregimentar correligionários. Ao comentar o caso, o prefeito admitiu que houve erros:

- Podemos ter equívocos, erros, espero até que na boa-fé. Mas a Justiça Eleitoral certifica apenas o que achar correto - disse ele, referindo-se às denúncias de fraudes como as que foram verificadas ainda em Santa Catarina.

A Justiça Eleitoral de Santa Catarina determinou a abertura de investigação na Polícia Federal para que sejam apuradas denúncias de que nomes de analfabetos e até de pessoas que morreram estariam na lista de apoio à fundação do PSD.

Sobre a possibilidade da abertura de uma CPI em São Paulo para apurar as denúncias, Kassab mostrou pouca preocupação:

- Não acredito que seja o caso (de abrir uma CPI).

O secretário-geral da comissão provisória do PSD, o ex-deputado Saulo Queiroz, também comemorou ontem a decisão da direção paulista do PT de barrar a resolução que proibiria coligações entre o partido e candidatos do PSD. Assim como Kassab, considerou prematuro falar sobre uma possível aliança entre PT e PSD.

A expectativa de Queiroz, porém, é que, mais adiante, isso possa ocorrer não só em São Paulo, mas também em outros estados como Maranhão, Sergipe e Bahia.

- O importante é que não existe qualquer restrição nossa para que nossos candidatos se coliguem com o PT. E ontem (anteontem) ficou claro que a recíproca é verdadeira por parte do PT - disse Queiroz.