Título: Lula discute reforma com líderes aliados
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 13/09/2011, O País, p. 5

SÃO PAULO. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenta costurar uma proposta de consenso entre os partidos da base aliada para a reforma política. O petista deve se reunir na próxima sexta-feira com dirigentes de PDT, PSB e PCdoB. Lula ainda ficou de procurar o comando do PMDB para uma conversa nos próximos dias.

A decisão de participar das negociações foi tomada depois de um encontro, ontem, com lideranças do PT, na sede do Instituto Lula, em São Paulo. Apesar de ter afirmado ao sair da Presidência que iria "desencarnar", Lula recebeu deputados e dirigentes petistas. A iniciativa foi da bancada da legenda.

- Ele terá um papel importante na busca de um entendimento - disse Paulo Teixeira (SP), líder do PT na Câmara, que esteve na reunião.

As conversas de Lula devem ter como base o texto do relator da reforma política na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), que propõe um sistema para eleição de deputado chamado votação proporcional mista, em que o eleitor dá um voto para a legenda e outro para o candidato.