Título: PMDB ficará contra PT sobre regulação da mídia
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 13/09/2011, O País, p. 5

Peemedebistas aprovarão, em encontro partidário esta semana, texto com defesa da liberdade de imprensa

BRASÍLIA. Duas semanas depois da realização do Congresso Nacional do PT - no qual foi aprovada resolução a favor da regulação da mídia -, o segundo maior partido da base do governo, o PMDB, decidiu adotar posição oposta. Os peemedebistas pretendem aprovar, no fórum nacional que realizarão nesta quinta-feira, um texto com a defesa intransigente da liberdade de imprensa e contra qualquer regulação. O partido vai reafirmar também sua posição contra a criação de um novo imposto para financiar a Saúde.

Segundo o presidente da Fundação Ulysses Guimarães, deputado Eliseu Padilha (RS), que cuida da parte programática, o PMDB vai condenar a criação de qualquer imposto ou aumento de carga tributária para custear a Saúde na votação da Emenda 29, e também contra qualquer regulação da mídia:

- O documento, certamente, trará uma manifestação clara sobre mídia, a favor da liberdade de imprensa e contra qualquer restrição, constrangimento ou o que leve a mídia a ser submetida a uma prévia avaliação. Regulação de mídia não se incorpora às práticas das modernas democracias - disse Padilha.

No encontro de quinta-feira, o partido do vice-presidente Michel Temer vai dar o pontapé na campanha para a eleição municipal. Haverá grande destaque para as candidaturas de Gabriel Chalita, em São Paulo, e de Eduardo Paes, no Rio. O PMDB quer reforçar a candidatura de Chalita, como forma de reagir às investidas do ex-presidente Lula para tirá-lo da disputa em São Paulo em favor do seu candidato: o ministro da Educação, Fernando Haddad.

O fórum nacional é resultado da peregrinação que o presidente do PMDB, senador Waldir Raup (RO), fez a todos os estados para fazer uma costura prévia das alianças para as eleições do ano que vem. Ele apresentará um documento prévio para ser debatido nas instâncias regionais. O documento será fechado em congresso nacional do partido no final do ano e ditará o comportamento do PMDB até a eleição municipal.

- Vamos reunir a Executiva antes para definir algumas bandeiras para o partido. O Lula, no encontro com o Chalita, até incentivou sua candidatura, disse que ele tem potencial. Quem sabe ele não apoia o Chalita? Não perderia um ministro (Haddad) e ganharia um prefeito - afirmou Raupp.

Em 24 capitais, PMDB já tem candidatos a prefeito

As candidaturas do PMDB em 24 capitais já estão definidas. Só falta fechar Goiânia e Porto Alegre. No caso de São Paulo, Chalita foi designado estrategicamente para fazer uma palestra sobre "Educação emancipadora", em contraponto a seu concorrente no campo governista. Raupp disse que as diferenças entre os dois começarão a aparecer ao longo da campanha. Ele negou qualquer possibilidade de renúncia, pretendida por Lula.

Em pesquisas internas, Chalita aparece com 9% de intenções de votos antes de começar a campanha, contra 2% de Haddad mesmo com o apoio de Lula. No evento de quinta-feira, Chalita fará palestra sobre Educação, e Eduardo Paes, sobre Segurança.

- Não tem essa possibilidade de eu renunciar. Sou uma aposta do PMDB, estou filiando muitos jovens, e já apareço em todas as inserções do partido a partir de ontem (domingo). Vamos ver se o Haddad vai ser mesmo meu adversário. O PT tem todo direito de lançar um candidato. Mas haverá uma relação de elegância, espero, porque somos os dois partidos da base. Esse fórum vai dar um destaque grande a mim e ao Eduardo Paes, porque representamos as duas principais capitais, Rio e São Paulo - disse Chalita.

A presidente Dilma Rousseff foi convidada por Raupp para o coquetel de encerramento do fórum, mas ainda não confirmou presença.