Título: Lula monta o acordo
Autor: Foreque, Flávia
Fonte: Correio Braziliense, 30/08/2009, Política, p. 9

Presidente recebe governadores do Rio, São Paulo e Espírito Santo para fechar proposta de distribuição dos recursos entre os estados. Encontro será à noite, no Palácio da Alvorada. Antes, Dilma se reúne com Lobão Lobão, de Minas e Energia: reunião com Dilma sobre o pré-sal marcada para a manhã de hoje

O governo se prepara para fechar acordo sobre os royalties na véspera do lançamento do marco regulatório do pré-sal, nesta segunda-feira. Na manhã de hoje, os ministros de Minas e Energia, Edison Lobão, e da Casa Civil, Dilma Rousseff, terão encontro para debater a distribuição dos recursos entre os estados brasileiros. A reunião estava prevista para ontem à tarde, mas foi adiada a pedido da petista. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu participar diretamente da discussão diante das críticas dos governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e do Espírito Santo, Paulo Hartung, sobre a divisão equânime da compensação financeira.

Hartung e Cabral chegaram a recusar convite para participar do lançamento, organizado pelo governo para receber cerca de 3 mil convidados. Em jantar hoje à noite, o petista recebe ¿ além de Hartung e Cabral ¿ o governador de São Paulo, José Serra, para definir a divisão dos royalties, compensação financeira dada aos estados diante do impacto ambiental causado pela exploração.

O governo deve enviar ao Congresso Nacional pelo menos três projetos sobre o pré-sal. Apesar da necessidade de as propostas serem aprovadas pelo Legislativo, dificilmente a posição do governo sobre a distribuição dos royalties será modificada nas duas Casas, onde eventuais adversários nos estados produtores estarão em desvantagem numérica. E os parlamentares dos outros estados não pretendem abrir mão do recurso a ser distribuído.

Independentemente do embate com os estados produtores, o governo pretende lançar o marco regulatório com alarde. ¿Ele (o presidente Lula) teve uma sorte extraordinária de ter descoberto no seu governo¿, afirma o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN). O pré-sal pode ser explorado numa extensão de 800km da costa brasileira, entre os estados do Espírito Santo e Santa Catarina. O petróleo nessa região, conservado por uma camada de sal, está a mais de 7 mil metros de profundidade.

Educação

Para o peemedebista, o anúncio dará maior impulso para a economia do país e terá impacto positivo sobre a educação, uma das áreas atendidas com o fundo a ser criado com os recursos do pré-sal. O presidente Lula afirmou ainda que pretende investir em tecnologia e no combate à pobreza. ¿Esse é um bom momento para o país. A descoberta do pré-sal vai dar um aspecto positivo para o emocional e psicológico (dos brasileiros)¿, disse o deputado. A nova reserva de petróleo poderá ainda dar maior visibilidade ao país. ¿O Brasil ganhou importância política e econômica com o governo Lula. Isso é que ajuda na eleição¿, defende o líder do PT na Câmara, Cândido Vaccarezza (SP).

Também será no lançamento que a ministra Dilma Rousseff, candidata do Planalto às eleições presidenciais, vai voltar aos holofotes. Após concluir a radioterapia em tratamento para combate de um câncer linfático, a ministra trabalhou em casa durante a última semana.