Título: Debates vêm marcando comissão de mentirinha
Autor: Gois, Chico de; Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 03/12/2011, O País, p. 16

Sepúlveda mostra contrariedade

BRASÍLIA. O presidente da Comissão de Ética Pública, Sepúlveda Pertence, anunciou ontem que, na próxima segunda-feira, encaminhará à presidente Dilma Rousseff esclarecimentos sobre a recomendação de demissão de Carlos Lupi, ministro do Trabalho. Ele tentou tratar com naturalidade o pedido da presidente para que justificasse com mais informações a recomendação.

- Está na secretaria da comissão o ofício da ministra da Casa Civil, como amplamente noticiado, pedindo outros esclarecimentos sobre o processo que resultou na decisão de recomendar a exoneração de um ministro de Estado. Não darei declarações antes de responder à presidente, o que pretendo fazer na segunda-feira - afirmou ele.

Após o Seminário "Ética na Gestão", Sepúlveda alegou que não estava incomodado com a postergação da decisão da presidente. Mas, em seu pronunciamento de encerramento do evento, citou algumas referências ao trabalho da Comissão de Ética da Presidência, como a do senador Pedro Simon (PMDB-RS), que a tratou como se ela fosse de "mentirinha".

- (Debates como este) Efetivamente marcam, têm marcado desde o início da fundação desta comissão de mentirinha, como já dizem uns - afirmou.

Logo em seguida, explicou que teria feito apenas uma brincadeira com Simon, mas prosseguiu em tom de desabafo:

- É triste para qualquer órgão que tenta cumprir o seu dever porque é criticado quando faz aquilo que se achava que não devia fazer ou vice-versa, não faz, porque não teve elementos, aquilo que achava que devia fazer.

Já a relatora do processo de Lupi, Marília Muricy, disse que o ministro tem o direito de recorrer da decisão da comissão, mas reafirmou seu relatório "palavra por palavra, vírgula por vírgula, ponto e vírgula por ponto e vírgula".

- Ele (Lupi) tem todo o direito de pedir reconsideração. Agora, daqui para saber se ele trará fatos que determinem a mudança de nosso ponto de vista, só o futuro e só o profeta podem saber. - disse Marília.