Título: BH tem dezembro mais chuvoso em 100 anos
Autor: Herdy, Thiago
Fonte: O Globo, 21/12/2011, O País, p. 16

Em Minas Gerais, 21 municípios decretaram situação de emergência; na capital, um operário morreu soterrado

EM VESPASIANO, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, as chuvas invadiram as casas e as vias públicas

A FORÇA DAS águas derrubou um trecho da rodovia MG-10, que liga a capital ao aeroporto internacional

DEPOIS DA tempestade, moradores tentam recuperar seus pertences

opais@oglobo.com.br

BELO HORIZONTE (MG). Mais duas cidades decretaram ontem situação de emergência em função das chuvas dos últimos dias em Minas Gerais, elevando para 21 o total de municípios nesta condição desde outubro, quando iniciou o período chuvoso. Entre eles está a capital, Belo Horizonte, onde o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou o dezembro mais chuvoso dos últimos 100 anos. Segundo o órgão, a medição pluviométrica do mês marcou 606,4 milímetros de precipitação, valor acima do recorde de 2008: 601,3 milímetros.

Na manhã de ontem, um operário morreu soterrado em um canteiro de obra no bairro Barro Preto, na Região Centro-Sul da capital mineira. O servente de pedreiro Raimundo Gabriel da Silva, de 53 anos, foi soterrado por um deslizamento de terra junto com dois colegas, que foram resgatados com vida. Eles estavam finalizando um bloco de elevadores quando ocorreu o acidente.

Silva é a terceira vítima das chuvas em Minas Gerais, mas a Defesa Civil ainda decidirá se vai incluir ou não o caso no balanço de óbitos. No último domingo, um homem morreu ao ser surpreendido pelo aumento do volume de água quando nadava no Rio Preto, no Vale do Aço, mas o governo de Minas não contabilizou o episódio como decorrente das chuvas, por considerar que a vítima teria assumido o risco ao pular na água.

As mortes contabilizadas no balanço oficial ocorreram neste mês em Reduto, na Zona da Mata, e em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Ontem, o governador Antonio Anastasia (PSDB) disse que a prioridade do governo será evitar a perda de vidas em decorrência dos estragos causados no período chuvoso.

Pelo menos, 22,8 pessoas foram afetadas

Ao todo, 70 cidades mineiras foram atingidas por vendavais, tempestades e queda de granizo desde outubro, segundo o levantamento da Defesa Civil estadual. Pelo menos 22,8 mil pessoas tiveram a vida afetada pelas chuvas, entre as quais 783 estão desalojadas, ou seja, vivendo na casa de amigos e parentes, e outras 93 estão morando em abrigos públicos.

Na tarde de ontem, a chuva deu uma trégua na capital mineira. Ainda assim a Defesa Civil municipal registrou quase uma centena de ocorrências relativas a danos provocados pelas chuvas durante a noite, sem registro vítimas. Os prejuízos levaram moradores do bairro Nossa Senhora de Fátima, em Belo Horizonte , a fecharem uma rua para protestar e pedir providências à prefeitura da capital. Um dos manifestantes entrou em confronto com a polícia.