Título: Convocação de Mantega pode ser via PMDB
Autor: Alvarez, Regina; Fadul, Sérgio
Fonte: O Globo, 08/02/2012, O País, p. 9

Pedido antigo é para falar da crise internacional

BRASÍLIA. Com o apoio do presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), o governo blindou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e evitou a votação, ontem, do requerimento do DEM para que ele comparecesse ao plenário para falar da troca de comando na Casa da Moeda. Mas a estratégia do governo pode naufragar hoje, por uma iniciativa do PMDB. A Comissão Mista de Orçamento (CMO) analisa requerimento do seu presidente, senador Vital do Rego (PMDB-PB), convidando Mantega para falar sobre a crise internacional e seus efeitos na economia brasileira.

A ordem, porém, é não aprovar o pedido.

A CMO tentou votar o requerimento ontem à tarde, mas a sessão não teve quorum.

O senador Vital do Rego disse que a questão será rediscutida hoje. Ele ressaltou que o pedido, antigo, é para o ministro falar da crise internacional e que é praxe os ministros comparecerem para fazer balanços da situação econômica.

— Esse requerimento já foi feito há algum tempo e estava na pauta há quatro meses. Se fosse por esse motivo (demissão na Casa da Moeda), não o convocaria.

Mas não vejo nenhuma dificuldades para ele vir agora — disse Vital do Rego.

Alguns governistas chegaram a considerar que a CMO seria "um palco mais seguro" para Mantega no Congresso, mas a orientação do governo é ganhar tempo e não aceitar isso imediatamente.

O vice-líder do governo no Congresso, deputado Gilmar Machado (PT-MG), disse que na CMO é preciso haver acordo para votação: — Não tem como fazer imposição.

Para o presidente da Câmara, Marco Maia, Mantega não precisa ser ouvido sobre a demissão na Casa da Moeda, porque já teria falado sobre o assunto. O DEM pretendia votar no plenário o requerimento de convocação de Mantega, como anunciara o líder do partido ACM Neto (BA), mas o tema sequer foi incluído na pauta.

Mais cedo, Maia disse que não acreditava em acordo sobre isso: — Os grandes temas nacionais são tratados no plenário da Câmara. A Casa da Moeda não é grande tema.