Título: Lula conclui radioterapia e tem alta
Autor: Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 18/02/2012, O País, p. 10

Ex-presidente será submetido a novos exames em março; ele não desfilará

SÃO PAULO. Após concluir a última sessão de radioterapia contra o câncer na laringe, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve alta ontem do Hospital Sírio Libanês, onde ficou internado uma semana, depois que começou a sentir os efeitos da radioterapia: fadiga, tosse e dores na garganta. Segundo o boletim do hospital, os médicos recomendaram que Lula passe o carnaval de repouso, vetando sua participação no desfile da Gaviões da Fiel, escola de samba que o homenageia esta noite.

Devido à radioterapia, Lula começou a sentir dores na garganta, mais rouquidão e dificuldade para engolir. Os médicos detectaram uma inflamação na mucosa da laringe, e Lula foi medicado, hidratado e recebeu suporte nutricional por soro.

- O processo inflamatório não se encerra com o fim do tratamento, imediatamente. Mas Lula está melhor e concluiu a radioterapia - disse o oncologista Artur Katz,

De acordo com Katz, o ex-presidente está se alimentando normalmente, apesar da dificuldade de deglutir. Ele deve continuar, em casa, a fazer fonoterapia e a fisioterapia. Exames preliminares já apontaram a eliminação do tumor. Em março, Lula será submetido a exames de avaliação da doença.