Título: Alguém perdeu o decoro, quer dizer, a calcinha
Autor: Lima, Maria; Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 31/05/2012, O País, p. 14

BRASÍLIA. Por duas semanas um mistério rondava a segurança da Câmara dos Deputados e preocupava um deputado saliente. No dia 15 de maio, uma terça-feira de Casa cheia, um grupo de cinco deputados entrou correndo no plenário, por volta de 19h, para votar o projeto sobre crimes cibernéticos. Um deles mexeu nos bolsos e, sem ver, deixou cair a prova do crime: uma calcinha - mais para calçola - vermelha e branca, que foi rápida e devidamente recolhida do chão por um segurança, antes que chamasse a atenção dos outros colegas deputados ou da imprensa. Ontem, ela foi incinerada.

Sem saber que deixara para trás o fetiche, o parlamentar foi para o meio do plenário, sem se preocupar. Um dos seguranças, vendo a calcinha estendida na entrada do plenário, sem despertar a atenção das pessoas que se amontoam no local, deu um chutinho discreto, empurrando a lingerie para o lado da lixeira.

E não foi uma operação simples. Avisado pelos seguranças, um assessor do presidente Marco Maia (PT-RS), também preocupado, recolheu a calcinha e a escondeu no bolso. Temia que fosse descoberta por jornalistas de um desses programas de TV que adoram pôr os parlamentares em fria. Já devidamente escondida, a peça foi analisada pelos seguranças e curiosos que estavam por perto. A única conclusão: a peça foi usada antes e não pertence a uma sílfide.

A calcinha foi recolhida ao setor de Achados e Perdidos da Segurança da Câmara. Até ontem não foi reclamada pelo parlamentar ou qualquer outra pessoa. No final da tarde de ontem, depois que a notícia foi divulgada no site do GLOBO, com grande repercussão entre os internautas, a Câmara tratou de dar um sumiço na peça íntima. Foi incinerada, segundo informações da Segurança.

O nome do deputado, alguns funcionários da Câmara devem saber. Mas ninguém conta. Um dos seguranças que presenciaram o momento em que o deputado perdeu a peça disse que ele não é dos mais conhecidos, daqueles que estão no dia a dia ocupando os microfones do plenário. Sobre a calcinha, comentou:

- Parecia a calcinha de um torcedor do Bangu, listada de vermelho e branco.

Marco Maia (PT-SP) preferiu tratar o assunto com bom humor. Perguntado sobre a "sensação" do dia, afirmou:

- Deve ser sacanagem que fizeram com alguém! - disse, não segurando a curiosidade: - Era fio dental? Não? Calçolão? Aí não, aí é um fiasco.

O deputado Tiririca (PR-SP) demonstrou conhecimento da matéria:

- Eu estava no cafezinho, e dois colegas me chamaram para me mostrar a calcinha. A gente tem uma desconfiança