Título: Conselho do MP pede explicação a procurador-geral
Autor: Krakovics, Fernanda
Fonte: O Globo, 15/06/2012, O País, p. 4

A pedido de Collor, Gurgel terá que responder sobre Operação Vegas

BRASÍLIA . O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) enviou ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pedidos de esclarecimento sobre sua ação à frente do Ministério Público Federal. Os pedidos são fruto de duas representações do senador Fernando Collor (PTB-AL), que vem usando a CPMI do Cachoeira (instalada no Congresso para investigar os negócios do bicheiro Carlinhos Cachoeira) para atacar Gurgel.

O relator das duas representações é o conselheiro Almino Afonso Fernandes. Anteontem, ele enviou os pedidos de informação a Gurgel. A partir da data em que voltar ao CNMP o aviso de que o procurador recebeu os pedidos, Gurgel terá 15 dias para dar explicações.

Collor pede que seja investigado se houve inércia no MP Federal para levar adiante a apuração da Operação Vegas, da Polícia Federal, que em 2009 investigou negócios de Cachoeira e já apontava para o envolvimento de parlamentares com o contraventor. Gurgel e sua mulher, Cláudia Sampaio, também integrante do MP Federal, teriam parado a investigação. Gurgel só pediu a abertura de inquérito desses parlamentares, em março deste ano, após a realização da Operação Monte Carlo, da PF, que também investigou a organização de Cachoeira.

Na outra representação, Collor reclama que Gurgel deu a sua mulher a atribuição exclusiva para oficiar nos inquéritos e ações criminais em curso no Supremo Tribunal Federal. Sobre a acusação de inércia em levar adiante as investigações da Operação Vegas, Gurgel já informou por escrito à CPMI que, na época, não constatou fato penalmente relevante para abrir inquérito.