Título: Revisor do processo prepara voto para semana que vem
Autor: Gama, Júnia
Fonte: O Globo, 21/06/2012, O País, p. 9

BRASÍLIA e RIO . O ministro Ricardo Lewandowski, revisor do processo do mensalão, disse ontem que está mantido seu compromisso de entregar o voto até a próxima semana. Caso o prazo seja cumprido, o Supremo Tribunal Federal vai julgar o caso a partir de 1 de agosto. Lewandowski contou que está trabalhando no processo "dia e noite". Mesmo com o esforço concentrado, o voto não está pronto.

- Estou trabalhando dia e noite, no avião, no carro. Não terminei, mas não desmenti (a promessa de entregar o voto em junho) - disse o ministro.

Ontem, no Rio, o presidente do STF, Carlos Ayres Britto, disse que não haverá atraso no julgamento e que o julgamento será técnico. No último dia 9, o ex-ministro José Dirceu disse temer um julgamento político.

- Por mais intensa e densa que seja a ambiência política de um processo, o julgamento só pode ser técnico, em cima das provas dos autos, objetivamente. O juiz usando de sua técnica e conhecimento deve transparecer serenidade, primando por imparcialidade.

A primeira fase do julgamento será de 1 a 14 de agosto. No primeiro dia, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, fará a acusação dos 38 réus. Com o braço esquerdo engessado, Gurgel informou:

- Estarei firme e forte. Só com a mão mais pesada.