Título: Resultado de conferência decepciona
Autor: Alencar, Emanuel
Fonte: O Globo, 24/06/2012, Economia, p. 45

Mobilização a favor do consumo sustentável deverá continuar

A carta assinada pelas entidades de defesa dos direitos do consumidor que participaram da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, destacou que "o futuro que queremos tem mais compromisso e ação, não apenas promessas". A carta foi divulgada pela Consumers International (CI).

De acordo com Luís Flores, que coordenou os trabalhos da equipe da entidade durante o evento no Rio, o resultado da conferência foi uma decepção para muita gente, mas houve alguns pontos positivos. —

Será necessário algum tempo para entender o impacto da Rio+20, mas o que já está claro é que, para nós, a luta pelo consumo sustentável é muito importante para nos darmos por vencidos — afirmou.

Flores acrescentou que as oportunidades abertas pelo evento no Rio devem ser aproveitadas ao máximo. E afirmou que todos aqueles que apoiam um futuro mais sustentável devem "redobrar seus esforços para fazer com que ele se torne uma realidade".

Entre os aspectos positivos do encontro destacados pela Consumers Internacional está o fato de o documento final da Rio+20 ter associado o consumo sustentável aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que serão o foco de novos estudos da ONU.