Título: Senadores querem votar cassação de Demóstenes até 18 de julho
Autor: Gois, Chico de; Souza, André de
Fonte: O Globo, 27/06/2012, O País, p. 9

Data marca início do recesso parlamentar; processo deve ir a plenário no dia 11

BRASÍLIA . O plenário do Senado deve votar no dia 11, antes do recesso parlamentar, o pedido de cassação do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO). A votação será secreta. Para atender a contagem de prazo exigida pelo regimento do Senado, a Mesa Diretora marcou sessões em plenário para as segundas-feiras dias 2 e 9 de julho, com o objetivo de possibilitar a votação antes do dia 18 de julho, quando começa o recesso parlamentar.

Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o relator do processo por quebra de decoro será o senador Pedro Taques (PDT-MT). A CCJ analisará o caso na quarta-feira, dia 4. O papel da CCJ é verificar se o processo respeitou a Constituição e o regimento do Senado. A comissão não fará análise de mérito, o que foi feito no Conselho de Ética, que aprovou por unanimidade a cassação de Demóstenes na noite de anteontem.

No mérito, Taques já condenou Demóstenes. Para ele, o mais grave foi a revelação de gravação telefônica em que Demóstenes alerta Cachoeira sobre uma operação da Polícia Federal.

- Os fatos são gravíssimos. Como podemos continuar exercendo nossas funções sabendo o que ele fez? O julgamento aqui não é do senador Demóstenes. O julgamento é da nossa própria consciência. Quem é igual ao senador Demóstenes? - discursou Taques, mesmo não sendo membro do conselho, na sessão em que foi aprovado o relatório que pedia a cassação.

Demóstenes apareceu no plenário do Senado na tarde de ontem apenas para marcar presença. Não ficou para votar indicações de autoridades. Indagado se tinha acompanhado a sessão do Conselho pela televisão, mandou procurar seu advogado. Ontem, a Frente Parlamentar pelo Voto Aberto fez um protesto no plenário da Câmara.