Título: Brasil e EUA dão primeiro passo para abolir vistos
Autor:
Fonte: O Globo, 12/07/2012, O País, p. 12

BRASÍLIA . O Brasil e os Estados Unidos assinaram uma declaração conjunta ontem para facilitar as viagens entre os dois países. O documento foi assinado pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e pela secretária do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, Janet Napolitano, e determina a criação de um grupo de trabalho sobre assuntos relativos a vistos.

O documento cita que, em encontro entre a presidente Dilma Rousseff e o presidente dos EUA, Barack Obama, em abril, os dois "se comprometeram a trabalhar em estreita colaboração para atender aos requisitos do Programa de Dispensa de Vistos dos Estados Unidos e da legislação brasileira aplicável, de maneira a possibilitar que cidadãos dos Estados Unidos e do Brasil viajem entre os dois países sem necessitar de visto".

Janet assinou um convênio com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para acelerar e garantir segurança ao fluxo de mercadorias entre os dois países. De acordo com Luís Felipe Barros, subsecretário de Aduana e Relações Internacionais da Receita Federal, é o primeiro passo para a definição de critérios reconhecidos entre os dois países para identificar empresas confiáveis.

Assim, na aduana, uma empresa americana que já estiver nessa lista enfrentará menos barreiras para colocar seus produtos aqui. Da mesma forma, mercadorias de companhias brasileiras terão trânsito facilitado nos Estados Unidos.