Título: Um projeto marcado por polêmica
Autor: Magalhães, Luiz Ernesto; Candida, Simone
Fonte: O Globo, 19/07/2012, Rio, p. 12

Conselho de Meio Ambiente desaconselhou licença, mas depois voltou atrás

A concessão de licença para construir o novo autódromo de Deodoro tem sido marcada por polêmica. Depois que o projeto passou pelo estado, a prefeitura começou a ser consultada. Em abril, o Conselho Municipal de Meio Ambiente, então presidido pelo vice-prefeito Carlos Alberto Muniz, emitiu por unanimidade um parecer contrário à concessão da licença. A alegação era o impacto do projeto em área preservada de Mata Atlântica.

O parecer, porém, nunca foi oficializado. Faltava a publicação no Diário Oficial. Cerca de dois meses depois, em nova reunião do conselho, Muniz conseguiu aprovar o cancelamento do parecer. Durante a Rio+20, ele afirmou que havia opinado sem conhecer detalhes da licença prévia concedida pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

O estudo apresentado pelo Ministério do Esporte ao Inea foi contratado à FGV Projetos, que não quis comentar o assunto. O projeto desenvolveu o conceito de um autódromo-parque, no qual a pista foi projetada num vale cercado por encostas que serão reflorestadas. Além disso, foram previstas grandes áreas de escape gramadas ao longo dos cerca de 4,5 km de extensão do circuito. O terreno mede 2,1 milhões de metros quadrados, mas apenas 22% da área - em sua maioria, trechos já desmatados - serão usados. O projeto prevê também pistas para treinamento, um kartódromo e escritórios.

O documento da FGV, porém, apontou outros problemas na área. Um deles é a circulação de comboios de traficantes. Há ainda a necessidade de remover construções irregulares nas vizinhanças, devido ao risco de invasões no terreno, que, desde 1950, serviu como área de instrução e, posteriormente, sede dos batalhões de Forças Especiais e Operações Especiais do Exército. Há meses, em visita ao local, O GLOBO encontrou alguns posseiros descendentes de uma família que permaneceu num trecho do imóvel por décadas, com autorização dos militares. Eles chegaram antes que o local se tornasse um quartel.