Título: Preocupação maior foi evitar a prescrição
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 29/07/2012, O País, p. 11

Mensalão é a primeira ação penal no Supremo totalmente digitalizada

BRASÍLIA . Quando foi convidada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa para trabalhar no processo do mensalão, Carla Ramos era ajudada pelo assessor Rodrigo Golívio. Após a denúncia recebida, ele passou num concurso público e se tornou procurador da República.

De 2006 a 2007, a dupla se dedicou ao caso, em meio a outros processos. Mas, ao longo de oito meses de 2007, se concentrou exclusivamente sobre as investigações. Foi o período anterior ao julgamento que resultou na aceitação da denúncia do Ministério Público. Depois, Carla, hoje com 29 anos, continuou com o processo, já na companhia de Leonardo Farias.

Ao longo destes anos, Barbosa se reunia pelo menos uma vez por semana com seus ajudantes. Mesmo nos momentos de crise de saúde, o ministro não largava o processo. Só deixou o caso por um mês, após operar o quadril. A preocupação era evitar a prescrição dos crimes.

- Cuidei desse processo o tempo todo, dei prioridade total durante toda a tramitação. Daí a rapidez com que consegui encerrar as instruções - disse o relator, referindo-se aos quatro anos de oitiva de depoimentos e de reunião de provas.

Também facilitou o trabalho a decisão de digitalizar os autos. Foi a primeira ação penal do STF totalmente inserida no computador. O ministro podia andar apenas com um pen drive no bolso, em vez de chamar a atenção levando uma montanha de papéis para casa.