Título: Empresários pedem crédito para compra de motos
Autor: Magalhães, Luiz Ernesto
Fonte: O Globo, 28/07/2012, Economia, p. 25

Fenabrave quer prorrogação do IPI reduzido

BRASÍLIA . No mesmo dia em que a presidente Dilma Rousseff cobrou dos empresários uma contrapartida para os incentivos fiscais concedidos, representantes do setor automotivo procuraram o governo, ontem, em busca de mais benefícios. O presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Flávio Meneghetti, pediu ao ministro interino da Fazenda, Nelson Barbosa, liberação dos depósitos compulsórios (valores que as instituições financeiras precisam manter no Banco Central), para permitir que os bancos aprovem mais financiamentos de motocicletas.

- Enfrentamos um grande problema de escassez de crédito. Hoje, de cada 100 pedidos de vendas, apenas 10 são aprovados - argumentou.

Meneghetti disse que pediu a prorrogação do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido para o setor automotivo, autorizado em maio deste ano.

- Com o cenário atual, o setor deve crescer, no fechamento do ano, entre 3,5% e 4%. Até maio, prevíamos um resultado negativo - observou.

A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, que também esteve na reunião, disse que o governo só manterá a redução do IPI caso as montadoras se comprometam a não demitir funcionários.

- Ele (Nelson Barbosa) deu um recado bastante firme. O governo está dando isenções para setores, principalmente, com o objetivo de não gerar desemprego - disse a senadora. ( Cristiane Bonfanti)