Título: Preparação sob medida
Autor: Magalhães, Camila de
Fonte: Correio Braziliense, 28/09/2009, Brasil, p. 6

Sistema do novo Enem permite a alunos planejar estudos de acordo com desempenho exigido por universidades em cada área de conhecimento

Lucas (esquerda), Sabrina, Thayanna e Caio monitoram notas exigidas pelas universidades para orientar aprendizado para a prova

No cursinho Alub, parte do tempo é dedicado apenas à preparação para o exame nacional. Os alunos Sabrina Eickhoff, 17 anos, Caio Melo, 18, Lucas Nobre, 18, e Thayanna Mendes, 18, sabem a importância disso e estão entusiasmados com a chance de conseguir uma vaga em universidades espalhadas por todo o Brasil. Isso é possível graças ao Sistema de Seleção Unificada, um mecanismo online que agrega informações sobre o peso exigido pelas universidades para cada área do conhecimento e oferta de vagas com o desempenho dos candidatos.

A ferramenta cruza esses dados com o desempenho dos estudantes que se candidataram às vagas e enumera a colocação, de acordo com as notas mais altas. O sistema permite que o participante simule a inscrição em cinco cursos ou instituições, mas apenas naquelas que adotarem o Enem como única forma de ingresso, durante todo o período em que o programa ficar disponível na internet.

¿Este ano tem essa grande vantagem. Ao final de cada dia, o sistema roda e a pessoa vê se está entre os classificados. Ela vai ver a concorrência na hora e pode mudar sua opção. Isso poderá ser feito até cinco vezes¿, informa Heliton Ribeiro Tavares, diretor de avaliação da educação básica do Inep, ao lembrar que as inscrições dos alunos devem ter início a partir de 8 de janeiro.

A estudante gaúcha Sabrina Eickhoff ainda não decidiu o curso, nem a faculdade em que pretende ingressar. Está em dúvida entre veterinária, ciências políticas e medicina. Mas está disposta a ir para qualquer lugar que aceite suas notas. ¿O Enem abre portas para todo o país¿, comemora.

Para as instituições de ensino que não adotaram o Enem como única forma de ingresso, há três possibilidades de se utilizar a nota. Como primeira fase; como fase única para as vagas remanescentes, após o vestibular; ou combinada ao atual vestibular da instituição. Nesse último caso, a universidade definirá o percentual da nota do Enem a ser usada para a construção de uma média com a nota da prova do vestibular. As regras de cada uma serão divulgadas em seus editais. Em qualquer uma das possibilidades, o candidato só escolherá o curso depois do resultado do Enem, na inscrição para o processo seletivo a que o aluno decida concorrer.

O novo Enem

Conhecimentos cobrados na avaliação do ensino médio

O novo exame será composto por 45 itens de múltipla escolha para cada uma das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias, além de redação. Línguas estrangeiras serão cobradas somente a partir de 2010.

As questões serão distribuídas em graus diferenciados de complexidade (25% fácil, 50% mediano e 25% difícil). No cálculo final da nota em cada área, as questões mais difíceis valem mais do que as questões menos complexas.

Não haverá diferenciação dos pesos. O que pode ocorrer é que, nos processos seletivos, as instituições utilizem pesos diferenciados entre as áreas para classificar os candidatos, de acordo com os cursos pleiteados.

A redação deve ser feita em língua portuguesa e estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política. O mínimo é de 15 linhas.

Organização contra fraudes

Um batalhão de cerca de 350 mil pessoas estará a postos no próximo fim de semana para cuidar da administração, fiscalização e segurança das provas, além da saúde dos participantes, com médicos e psicólogos. Os candidatos portadores de necessidades especiais terão o apoio de 16 mil atendentes. A operacionalização do exame em todo o Brasil será feita pelo Consórcio Nacional de Avaliação e Seleção (Connasel).

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os envelopes com as provas já estão sendo entregues nos respectivos municípios e serão mantidos em locais sigilosos até o dia da aplicação, quando serão encaminhados para as instituições de ensino cadastradas.

A comunicação com as escolas e outras unidades de aplicação do exame será finalizada na próxima terça-feira. A partir de quarta-feira, todas as instituições serão acompanhadas e fiscalizadas pela equipe de coordenação do Enem. A ideia é avaliar se está tudo de acordo com os padrões e a quantidade de materiais necessários para o fim de semana.

A avaliação dispõe de um poderoso sistema antifraude, afirma o diretor de avaliação da educação básica do Inep, Heliton Ribeiro Tavares. `Temos o apoio da Polícia Federal, com experts na área de segurança. Além disso, os fiscais estão sendo treinados para detectar diversos tipos de fraudes. Também há um esquema de segurança pós-prova¿, revela.

Tavares garante que a famosa cola não terá vez no Enem. ¿Cada sala terá dois fiscais, que ficarão de olho. Não será possível usar celular ou qualquer tipo de equipamento eletrônico porque pode ser um facilitador de fraude¿, observa o diretor do Inep. De acordo com ele, a 12ª edição da prova terá um adicional de segurança que vai dificultar quem tentar colar na prova, mas ele apenas será divulgado ao fim do exame. ¿Os candidatos não vão perceber¿, afirma.

Idas ao banheiro serão permitidas, mas haverá inspeção na entrada e na saída do recinto, para eliminar possibilidades de se esconder algum tipo de cola. A verificação também será feita antes do início das provas, em cada dia, e ao término da avaliação.

Precauções para evitar problemas como falta de energia estão sendo tomadas pela coordenação do Enem. De acordo com o Inep, as empresas de fornecimento de energia nos 1.829 municípios que receberão o exame foram comunicadas para não fazerem cortes no fornecimento de eletricidade durante o período de provas. ¿Algum probleminha acontece, mas, no geral, é facilmente contornável¿, observa Tavares. (CM)