Título: Especialista em se manter sempre perto do poder em São Paulo, vereador ganha Senado
Autor: Rodrigues, Antonio Carlos
Fonte: O Globo, 12/09/2012, O País, p. 4

Suplente de Marta é aliado de Kassab, que apoia Serra.

Um dos principais articuladores do apoio do PR ao tucano José Serra na eleição para a prefeitura de São Paulo, o vereador Antonio Carlos Rodrigues ganhará uma vaga no Senado, com a nomeação de Marta Suplicy como ministra.

Sempre se manteve perto do poder em São Paulo. Com Marta prefeita e, agora, com Gilberto Kassab (PSD), manteve cargos na Subprefeitura do Campo Limpo, seu reduto eleitoral.

Rodrigues deve adiar a sua posse para continuar na disputa pelo quarto mandato de vereador em São Paulo. O sucesso nas urnas conta com a ajuda de seu trabalho assistencial. Dá a eleitores assessoria jurídica, para auxiliar em separações e transferência de presos de cadeias. Em 2008, foi flagrado distribuindo remédio para eleitores.

No registro da candidatura a vereador este ano, declarou patrimônio de R$ 974 mil. Presidiu a Câmara paulistana de 2007 e 2010. A principal marca de sua gestão foi a implantação de um projeto conhecido como trem da alegria: previa a criação de 27 cargos de confiança para líderes partidários. Criou um grupo suprapartidário de vereadores, batizado de Centrão, para se contrapor ao poder de PT e PSDB.

No governo de Luiz Antônio Fleury Filho, foi escolhido presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos. Sofreu três derrotas no Superior Tribunal de Justiça numa ação de improbidade administrativa por contratação irregular de uma empresa para fornecer mão de obra, mas conseguiu anular o processo no STJ.

O problema com a Justiça foi um dos pontos que levaram o grupo do ministro Aloizio Mercadante (Educação) a incentivar a sua escolha para suplente de Marta. A ideia era manter Marta no posto e impedi-la de se arriscar em candidaturas, deixando caminho livre para Mercadante.