Título: Campos vai a SP para ajudar Haddad e reaproximar PT e PSB
Autor: Amorim, Silvia; Almeida, Amanda
Fonte: O Globo, 14/09/2012, O País, p. 14

Enquanto isso, Patrus recorre à Justiça contra Lacerda em Minas.

Enquanto em São Paulo PT e PSB esperam reafirmar a aliança nacional entre os partidos com a visita, neste domingo, do governador Eduardo Campos (PSB) a Lula e Fernando Haddad; em Belo Horizonte, a relação entre as duas legendas voltou a piorar com a suspensão, a pedido do PT, da contratação de professores pela prefeitura de Marcio Lacerda (PSB).

A decisão da Justiça eleitoral mineira foi motivada por denúncia da coligação do ex-ministro Patrus Ananias (PT) e está sendo investigada pelo Ministério Público Eleitoral. O processo pode resultar na cassação do registro de candidatura e na inelegibilidade do prefeito Marcio Lacerda (PSB), candidato à reeleição, que nega ter desrespeitado a lei eleitoral, por abuso de poder político e econômico.

O MP diz na ação, protocolada em 4 de setembro, que Lacerda, seu candidato a vice, Délio Malheiros (PV), e o secretário municipal de Educação, Afonso Barbosa, são investigados pelo uso da prefeitura para "fins políticos e partidários". Segundo os petistas, o prefeito teria contratado professores "sem passar por minuciosa avaliação dos colegiados escolares" em 9 de julho, menos de três meses antes das eleições, período em que a prática seria vedada pela lei eleitoral. O juiz Rogério Coutinho, em liminar, determinou a suspensão das supostas contratações e deu cinco dias para os investigados apresentarem defesa.

Se em Belo Horizonte a disputa eleitoral estremece cada vez mais a relação entre PT e PSB, em São Paulo, além de tentar reforçar a aliança nacional entre os dois partidos, a visita de Eduardo Campos, presidente nacional do PSB, tem um objetivo eleitoral imediato. Os petistas esperam que Campos, que ostenta índices altos de aprovação em Pernambuco, ajude Haddad a expandir sua votação junto ao eleitorado nordestino na capital paulista.

Um camarote para cerca de 200 pessoas no Centro de Tradições Nordestinas (CTN) foi reservado pela campanha de Haddad para receber Campos e outros governadores, de estados nordestinos, que são filiados a partidos que compõem a base da presidente Dilma Rousseff. A presidente poderá, também, participar do evento. O governador pernambucano e outros vão gravar depoimentos para o programa de Haddad no horário eleitoral.