Título: Desconto máximo de tarifa elétrica, de 28%, valerá só para 15 empresas
Autor: Rodrigues, Lino; Haidar, Daniel
Fonte: O Globo, 14/09/2012, Economia, p. 30

A redução máxima da tarifa de energia elétrica, de 28%, destacada pela presidente Dilma Rousseff e incluída no pacote de incentivo ao setor, vai beneficiar um grupo restrito de 15 empresas enquadradas no nível de tensão mais alto do sistema interligado nacional. Entre essas empresas, estão as indústrias de alumínio e de cimento, alguns dos setores que mais consomem energia na produção.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), 174 mil empresas terão desconto na tarifa superior aos 16,2% que serão aplicados para clientes residenciais e que consomem na baixa tensão, a partir de fevereiro de 2013.

Mas, do total, 165 mil empresas terão a segunda menor redução, de apenas 19,4%. O desconto de 16,2% beneficiará 70,7 milhões no país.

Ontem, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, voltou a indicar que o governo federal pretende negociar com os governos estaduais a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) aplicado à tarifa de energia elétrica pelos estados, e que respondem por cerca de 20% das tarifas.