Título: Petrobras se diz pronta para novos leilões de petróleo
Autor: Fariello, Danilo
Fonte: O Globo, 20/09/2012, Economia, p. 27

Para Graça Foster, não há dificuldades com fornecedores

Mesmo tendo registrado prejuízo bilionário no segundo trimestre de 2012, a Petrobras está preparada para participar dos dois leilões de blocos de exploração de petróleo anunciados pelo governo para o próximo ano. A garantia foi dada pela presidente da estatal, Maria das Graças Foster, ontem, em audiência na Câmara dos Deputados. O primeiro leilão, em maio, será de áreas em terra e do pós-sal no mar. O segundo, do pré-sal.

- Precisamos ter todo o edital colocado, com todos os interessados procurando a Petrobras e nós procurando o outro lado, para que possamos definir nosso portfólio de projetos para essa próxima rodada, muito esperada pelo mercado - disse Graça Foster.

Segundo ela, a Petrobras não vê dificuldades em acesso a fornecedores ou mão de obra para cumprir os investimentos necessários. O GLOBO apurou, porém, que a empresa teria indicado ao governo que poderia haver pressões no mercado. Ontem mesmo Graça Foster reconheceu que o atraso de sondas importadas afetou a meta de produção.

A presidente da estatal disse ainda que o Congresso precisa resolver a questão dos royalties antes dos leilões. E ressaltou que a Petrobras não deve ter outro prejuízo este ano.

Ela também voltou a defender o reajuste dos combustíveis, no que chamou de convergência entre os preços internos e internacionais do petróleo, que vêm pressionando o caixa da companhia.

- A estabilidade econômica é fundamental, e estamos o tempo todo discutindo com o nosso conselho a convergência - afirmou Graça Foster, que ainda confirmou haver contatos com potenciais sócios estrangeiros para a construção de refinarias, conforme antecipado pelo GLOBO.

Na Rio Oil & Gas, diretores de petrolíferas foram unânimes em afirmar que empresas nacionais e estrangeiras estarão interessadas nos leilões. O diretor da Barra Energia, Luciano Seixas Chagas, disse que isso beneficiará as pequenas, e o diretor de Produção da Queiroz Galvão, Danilo Oliveira, prevê uma disputa acirrada. Já o presidente da Rolls Royce para América do Sul, Francisco Itzaina, disse que o país não pode perder a janela de oportunidades do setor.