Título: Lacerda cai 4 pontos, mas lidera em BH
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 28/09/2012, País, p. 11

Prefeito está com 45%; Patrus passa de 31% para 32%, segundo Datafolha

BRASÍLIA Uma pequena oscilação positiva registrada pela pesquisa Datafolha na disputa pela prefeitura de Belo Horizonte, divulgada ontem, deu novo ânimo à campanha de Patrus Ananias, do PT, estacionado nos últimos levantamentos. Os petistas, entretanto, comemoraram mais a oscilação negativa do prefeito Márcio Lacerda (PSB), que caiu de 49% das intenções de votos para 45%; Patrus passou de 31% para 32%. Lacerda adota a cautela, e os petistas apostam num segundo turno. A margem de erro da pesquisa é de três pontos para mais ou para menos.

Apesar da redução da diferença de 18 para 13 pontos, Lacerda ainda venceria no primeiro turno, já que os demais candidatos somam 5%. No segundo turno Lacerda seria reeleito com 49%, contra 37% de Patrus. Encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo", a pesquisa foi realizada entre 25 e 26 de setembro, com 1.277 entrevistados em Belo Horizonte. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), sob o número 00650/2012.

Com esse resultado, o comando da campanha de Patrus avalia que aumentaram as chances de segundo turno. Nesse caso, avalia, será uma outra eleição, pois, com a participação da presidente Dilma Rousseff o petista poderia derrotar Lacerda.

- A eleição está em aberto. O que vejo nas pesquisas e, principalmente, nas ruas, é que nossa campanha cresce cada vez mais. O eleitor de Belo Horizonte é muito exigente e, mais uma vez, vai decidir na reta final - disse Patrus.

Escaldado com a eleição passada, quando tudo indicava a vitória no primeiro turno - o que não ocorreu, porque Leonardo Quintão (PMDB) subiu e provocou o segundo turno -, Lacerda tem alertado sua campanha para evitar o clima de já ganhou. O comando da campanha recebeu com certa preocupação a oscilação negativa na pesquisa Datafolha, mas diz que o patamar de 45% é parecido com o das outras pesquisas. O trackings internos mostram uma diferença de 16 a 17 pontos pró- Lacerda.

- Vamos continuar trabalhando muito, com dedicação e respeito ao eleitor, para manter e ampliar a diferença. Continuamos convidando apoiadores, candidatos e a população para acordar mais cedo e dormir mais tarde para avançarmos nas melhorias para a cidade e para os belo-horizontinos - afirmou o prefeito.

Após uma caminhada rápida na periferia, pela manhã, Lacerda disse que é preciso intensificar a busca de votos e ficar vigilante para a campanha de baixo nível do adversário.

- Temos que fazer uma vigília grande contra a campanha de baixo nível. Estaremos vigilantes porque o adversário está usando muitas inverdades, como a de me acusar de fugir do debate com alunos de Filosofia da UFMG; na verdade, não fui convidado - disse Lacerda.

Patrus e Lacerda reforçarão as campanhas neste fim de semana. O petista fará uma maratona de caminhadas e carreatas em várias regiões de Belo Horizonte, o que está chamando de "supersábado". Lacerda também fará uma maratona de carreatas em vários bairros, em companhia do senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Os candidatos se preparam para participar de três debates semana que vem: no SBT, nao TV Record e na TV Globo. Lacerda e Patrus não abordaram abertamente o tema mensalão. E não é por acaso. Hoje, o principal réu do julgamento no Supremo Tribunal Federal é o PT. Provavelmente, no final de 2013 ou início de 2014, o Supremo julgará o chamado mensalão mineiro do PSDB: o principal réu é o ex-governador tucano Eduardo Azeredo. O PSDB é o principal aliado de Lacerda.