Título: Em Porto Alegre, Fortunati mantém dianteira; Manuela está em segundo
Autor:
Fonte: O Globo, 28/09/2012, País, p. 11

Em Curitiba, Ratinho Júnior lidera, seguido por Luciano Ducci

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), candidato à reeleição, aumentou sua vantagem em relação à sua principal adversária, a deputada Manuela D"Ávila (PCdoB). Segundo a última pesquisa Datafolha, ele venceria no primeiro turno. O pedetista aparece com 47% das intenções de voto, contra 24% de Manuela. Na comparação com a pesquisa anterior, realizada há duas semanas, Manuela caiu seis pontos, e Fortunati subiu seis. Na terceira posição, está o candidato petista Adão Villaverde, com 9%.

A pesquisa, feita em parceria com o grupo RBS, ouviu 1.152 eleitores entre terça e quarta-feira, e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) sob o número RS-00224/2012. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

O instituto fez também uma simulação do segundo turno: nesse cenário, Fortunati ganha de Manuela por 53% a 32%.

Outra pesquisa do Datafolha, divulgada ontem, sobre a eleição para a prefeitura de Curitiba, mostra que Ratinho Júnior (PSC), continua em primeiro lugar na disputa. Segundo a pesquisa, encomendada pela RPC TV e pelo jornal "Folha de S.Paulo", Ratinho Júnior manteve 32% das intenções de voto. O atual prefeito Luciano Ducci (PSB) tem 25%, e Gustavo Fruet (PDT), 17%. Rafael Greca, do PMDB, subiu a 11%. Os candidatos Alzimara (PPL) e Bruno Meirinho (PSOL) têm 1% cada. Carlos Moraes (PRTB) e Avanilson (PSTU) não foram citados. Votos em branco e nulos somam 6% e indecisos, outros 6%. O instituto entrevistou 1.201 pessoas entre 25 e 26 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), sob o número 00326/2012.

Em Campo Grande, o candidato Alcides Bernal (PP) assumiu a liderança na corrida pela prefeitura, segundo pesquisa do Ibope. Enquanto Edson Giroto (PMDB) caiu de 38% para 31% das intenções de voto, Bernal saltou de 30% para 35%. Em terceiro lugar, aparece o candidato do PSDB, Reinaldo Azambuja, com 12%; Vander Loubet (PT) tem 7%; e Marcelo Bluma 1%; Professor Sidney (PSOL) e Suél Ferranti (PSTU) não pontuaram. Não sabem ou não responderam 8% dos entrevistados.

Em relação à pesquisa anterior, Azambuja foi de 11% para 12% e Vander, que tinha 6%, foi para 7%. A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 23 de setembro, e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) sob o número 00211/2012. Foram entrevistadas 602 pessoas na cidade de Campo Grande. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi encomendada pela TV Morena.