Título: ACM Neto se queixa da Justiça Eleitoral
Autor: Pereira, Paulo Celso
Fonte: O Globo, 05/10/2012, O País, p. 9

Só sei o que é roer osso", afirma candidato do DEM

O último dia de propaganda eleitoral na TV em Salvador foi marcado por ataques mútuos entre os candidatos no programa que deveria ser destinado a vereadores e pelas críticas do candidato do DEM, ACM Neto, à Justiça Eleitoral baiana. O deputado afirmou que vai procurar o TSE na próxima semana para pedir que seja feito um acompanhamento das decisões da Justiça Eleitoral do seu estado, que, afirma, o estaria prejudicando.

- Vou chamar atenção do TSE sobre o que está acontecendo aqui. Porque acho que a Justiça Eleitoral da Bahia está tendo pesos e medidas desiguais. Acho que enfrentar o PT e seu poderio faz parte do processo político. Agora, enfrentar a Justiça não dá - atacou.

Indagado se o quadro não seria semelhante ao que os opositores de seu avô, Antonio Carlos Magalhães, enfrentavam na época em que os carlistas estavam no poder, Neto ironizou:

- Eu nunca vivi esse momento de domínio, porque, quando entrei na política, já entrei na oposição. Então, só sei o que é roer o osso.

Mesmo tendo cometido irregularidade explicitamente ontem na propaganda eleitoral, Neto fez um duro protesto contra o Tribunal Regional Eleitoral durante caminhada que fez pela manhã no bairro popular Pau Miúdo. Apontado na pesquisa Ibope da semana passada como segundo colocado na disputa, logo atrás de Nelson Pelegrino (PT), ACM Neto diz estar sendo prejudicado por decisões da Justiça:

- Estou muito preocupado com o que está acontecendo na Justiça Eleitoral da Bahia. Ontem (anteontem), por exemplo, cassaram parte do nosso programa eleitoral. Hoje (ontem), até agora, estamos fora do ar. Parece muito estranho. Primeiro porque a campanha de Pelegrino usa quase metade do tempo para me bater, me agredir, me atacar. Não sai do ar, e eu não ganho direito de resposta. Agora, na hora em que eu faço uma crítica ao mensalão, eles me tiram do ar. Último dia de (campanha televisiva para) eleição, e eu estou fora do ar.

A liminar pedida pelo candidato foi indeferida pela Justiça e, assim, ele ficou sem ter direito a qualquer inserção na televisão durante todo o dia, mas entrou no horário dos candidatos a vereador do partido. Procurada, a assessoria do TRE baiano não se pronunciou.

ACM Neto foi o único entre os principais candidatos em Salvador a ter eventos públicos ontem. Os demais passaram o dia em reuniões com suas equipes para se prepararem para o debate da Rede Bahia, afiliada da TV Globo, à noite. Pelegrino não se manifestou sobre os ataques de ACM.