Título: Teori Zavascki assume vaga de Cezar Peluso no Supremo
Autor: Brígido, Carolina; Souza, André
Fonte: O Globo, 30/11/2012, País, p. 9

Em um evento discreto, Teori Zavascki tomou posse ontem como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A cerimônia durou menos de 15 minutos e, ao contrário das posses na presidência da Corte, a tradição é não haver discursos. A presidente Dilma Rousseff, embora tenha sido convidada, não compareceu. Foi representada pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Zavascki vai ocupar a vaga deixada pelo ex-ministro Cezar Peluso, que se aposentou no começo de setembro, ao completar 70 anos. Mas o STF continuará com uma cadeira vaga: a presidente Dilma Rousseff ainda precisa indicar um substituto para Carlos Ayres Britto, que deixou o Supremo este mês também ao completar 70 anos.

Antes de ser ministro do STF, Zavascki integrou, a partir de maio de 2003, o Superior Tribunal de Justiça (STJ). O novo ministro do Supremo tem 64 anos, nasceu em Faxinal dos Guedes (SC) e se formou em 1972 na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde também obteve os títulos de mestre e doutor.

Ao fim da cerimônia, entidades representativas da magistratura ofereceram um coquetel aos convidados, entre eles os presidentes da Câmara e do Senado e o procurador-geral da República, Roberto Gurgel. A pedido de Zavascki, a recepção ocorreu no próprio tribunal, e não em uma casa de festas, como de costume. Depois de empossado, ele chorou ao abraçar a mãe, Pia Maria Zavascki, de 97 anos.