Título: Senador do PT condena tática do olho por olho
Autor: Lima, Maria; Herdy, Thiago
Fonte: O Globo, 14/12/2012, País, p. 4

Seguindo estratégia já posta em prática por ministros e pela presidente Dilma Rousseff, senadores do PT se revezaram ontem na tribuna do Senado para defender o ex-presidente Lula das acusações feitas pelo operador do mensalão, Marcos Valério. Em aparte ao líder do PT, Walter Pinheiro (PT-BA), o senador Jorge Viana (PT-AC) concordou que há uma tentativa de desmoralizar Lula, mas criticou a aprovação de convite ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, para falar, na Comissão Mista de Controle de Inteligência, sobre uma suposta lista de propina de Furnas em seu governo.

- Há uma campanha para destruir a imagem de Lula. Mas isso não nos dá razão para fazer o olho por olho. Vou continuar respeitando o ex-presidente Fernando Henrique. Em seu governo, endossei documentos que pediam investigações, mas nunca questionei sua honestidade. Se concordar com isso agora, perco a razão. Não é justo isso - disse Viana.

A aprovação do convite a FH foi articulada pelo líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto (SP). O primeiro a discursar foi Lindbergh Farias (PT-RJ), seguido pelos também petistas Walter Pinheiro, Wellington Dias (PI), Aníbal Diniz (AC), e Paulo Paim (RS).

- O objetivo não é atacar a pessoa do Lula. O desejo é destruir esse projeto importante que Lula construiu. A História nos dará razão - disse Pinheiro.

Em nota, o presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), criticou a estratégia do PT de blindar Lula e negou que exista uma "conspiração" para desestabilizar o governo Dilma: "É preciso desmistificar o que está acontecendo. Não há conspiração alguma. Os fatos falam por si só. A ação da ex-chefe de gabinete do ex-presidente Lula, mantida pela presidente Dilma no cargo, compromete os atuais comandantes da República. O mesmo podemos dizer em relação ao novo depoimento do principal operador do mensalão do PT, já condenado pela Justiça".

Atendendo à convocação do PT, a União da Juventude Socialista (UJS), organização ligada ao PCdoB, promove hoje um "tuitaço", manifestação por meio de contas de usuários do Twitter, em defesa de Lula. A organização convocou seus militantes a escreverem ao meio-dia a mensagem "#MexeuComLulaMexeuComigo" em seus perfis.