Título: Sisu abre inscrições hoje em meio a disputas judiciais
Autor: Lauro Neto
Fonte: O Globo, 07/01/2013, País, p. 5

São 129 mil vagas em 3.751 cursos de 101 instituições públicas de ensino superior

lauro.neto@oglobo.com.br

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece 129.279 vagas em 3.751 cursos de 101 instituições públicas de ensino superior, abre inscrições gratuitas hoje, em www.sisu.mec.gov.br, em meio a disputas judiciais. Podem concorrer às vagas os estudantes que fizeram o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2012 e tiveram nota maior que zero na redação. É justamente o acesso à correção dessa prova que motiva as brigas na Justiça.

Enquanto o Ministério da Educação (MEC) prevê a disponibilização do espelho da redação apenas para 6 de fevereiro, pelo menos 40 estudantes, insatisfeitos com suas notas, entraram com ações individuais para ter acesso antes do fim da primeira rodada de inscrições, previsto para esta sexta-feira.

No Rio, a Justiça Federal concedeu mais três liminares favoráveis a candidatos no fim de semana. Já são 12 estudantes cariocas que ganharam direito a acesso prévio à correção. No entanto, o advogado Diogo A. Rezende de Almeida diz que o MEC não cumpriu as determinações judiciais nem recorreu.

- Entramos com petições, e os juízes de plantão iam determinar intimação da Advocacia Geral da União pessoalmente para demonstrar o cumprimento da decisão - explicou o advogado.

No Sisu, cada estudante pode selecionar até duas opções de cursos, especificando a ordem de preferência, o nome das instituições e o turno. Além disso, ele deve indicar a modalidade em que está disputando a vaga: ampla concorrência ou cotas.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 14 de janeiro nos sites do Sisu e das instituições. As matrículas serão feitas nas instituições nos dias 18, 21 e 22 de janeiro.