Título: Planalto reconhece equívoco
Autor: Pereira, Daniel; Rothenburg, Denise; Pariz, Tiago
Fonte: Correio Braziliense, 19/11/2009, Política, p. 3

Lula e ministros admitem erro ao permitir ¿chutômetro¿ sobre as causas do apagão

Temos tudo para mostrar que o nosso sistema é robusto. Estamos muito melhores do que os tucanos¿ Cândido Vaccarezza (SP), líder do PT na Câmara

O governo faz o mea-culpa, mas apenas internamente. Em reuniões reservadas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros reconhecem que falharam na reação ao apagão que atingiu, na semana passada, 18 estados. Admitem, por exemplo, que não deveriam ter permitido ¿chutômetro¿ sobre as causas do blecaute que afetou cerca de 60 milhões de brasileiros. Nem se envolvido num bate-boca com a oposição para saber qual gestão, se a petista ou a tucana, foi menos competente ao gerir o sistema elétrico do país. Segundo um dos ministros mais influentes do Planalto, houve erro de estratégia.

O correto seria a cúpula governista ¿ com Lula e a ministra Dilma Rousseff à frente ¿ sair a campo imediatamente, a fim de dialogar com a população. Leia-se: anunciar uma investigação rigorosa das causas da falta de luz e prometer medidas destinadas a aumentar a eficiência na geração e na transmissão. Ações nesse sentido serão divulgadas em breve. O ministro diz que elas tornarão a rede mais ¿robusta¿ sem comprometer o preço da energia. ¿Não era para discutir apagão com a oposição¿, diz o ministro.

Apesar da declaração, Lula e auxiliares não pretendem deixar a queda de braço política. Em tom irônico, chegam a agradecer ao PSDB pela ideia de incluir o blecaute nas peças publicitárias que serão veiculadas em rede nacional. Para os governistas, a iniciativa dos tucanos reforça a estratégia de Lula de usar a comparação para eleger Dilma em 2010. ¿É um tiro na cabeça do tucanato. Eles produziram um racionamento de oito meses. Nós superamos a crise¿, diz o ministro.

Congresso A bancada governista sente-se incomodada com as explicações desencontradas das autoridades a respeito do blecaute. ¿O correto seria explicar tudo de forma transparente. Afinal, o cidadão paga seguro embutido na conta de energia¿, diz o presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara, Bernardo Ariston (PMDB-RJ).

A versão do Operador Nacional do Sistema (ONS) sobre o derretimento de um isolador deixou os parlamentares da base para lá de constrangidos, em especial depois que o oposicionista José Carlos Aleluia (DEM-BA) saiu-se com esta: ¿Um isolador é de porcelana, de polímeros, materiais resistentes. Não derrete¿. ¿É mais fácil a chuva derreter a cara de pau de quem deu essa explicação¿, atacou Aleluia. Não houve tréplica governista.

Os partidos que apoiam Lula desejam que o governo dê logo uma explicação e mande os ministros ao Congresso para tirar o tema da pauta. A maioria dos aliados aposta que tal objetivo será atingido se os ministros apresentarem uma bom esclarecimento para o apagão. ¿Não há falta de energia nem problemas de geração. Estamos melhores do que os tucanos¿, diz o líder do PT na Câmara, Cândido Vaccarezza (SP).