Título: Dezembro terá menos demissões
Autor: Pires, Luciano
Fonte: Correio Braziliense, 17/12/2009, Economia, p. 22

Número de dispensas deve cair de 300 mil para 200 mil, um recorde. Governo aposta: este será o melhor Natal desde o começo do mandato de Lula

O ministro do trabalho, Carlos Lupi: ¿Houve muita demissão precipitada¿

Com a retomada da economia e o aumento da confiança do consumidor, o governo prevê queda recorde no número de demissões em dezembro. Nas contas do Ministério do Trabalho, o número médio de dispensas cairá de 300 mil para cerca de 200 mil. Contrastando com o que ocorreu nos últimos sete anos, a aposta é que as empresas brasileiras não só contratem, como fixem grande parte da mão de obra absorvida. Esse fenômeno, conforme análise feita ontem pelo ministro Carlos Lupi, está relacionado ao fim da crise mundial.

A esperada redução no contingente de desempregados no último mês do ano se justifica em parte pelos bons resultados obtidos em novembro. ¿Houve muita demissão precipitada, o pessoal demorou a contratar. Muita gente foi no oba-oba aproveitando a crise para aumentar a margem de lucro. Foi um erro¿, resumiu Lupi. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referentes ao mês passado apontam para um saldo líquido de 246.695 novos postos ¿ 1.413.043 admissões contra 1.166.348 demissões. Trata-se do melhor mês de novembro de toda a série histórica e o segundo melhor mês do ano. No acumulado do ano, foram criadas 1.410.302 vagas formais.

Pela ordem, o comércio, o setor de serviços, a indústria de transformação e a construção civil lideraram as estatísticas de contratações. Já a agropecuária registrou queda na quantidade de postos de trabalho com carteira assinada. O saldo final de 2009, conforme expectativa de Lupi, ficará entre 1,15 milhão e 1,2 milhão de empregos formais criados. ¿Isso é um número muito grande perante o que o mundo está vivendo hoje. O Brasil é um puxador de empregos¿, completou o ministro. A previsão oficial para 2010 é de que mais de 2 milhões de vagas sejam abertas.

Entre as regiões do país que mais se destacaram em novembro, estão Sudeste, Sul, Nordeste e Norte ¿ somente a Centro-Oeste amargou perdas devido à sazonalidade da produção agropecuária. As regiões metropolitanas também acusaram importantes saltos na quantidade de vagas formais criadas em novembro. Os maiores avanços foram puxados pelo bom desempenho do setor de serviços e do comércio. ¿Vamos ter um dezembro fenomenal para o comércio. Este será o melhor Natal do governo Lula. Haverá um aquecimento muito forte da economia no fim do ano e no começo do próximo ano¿, reforçou o ministro do Trabalho.