Título: América Latina lidera ranking de violência da OMS
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 28/10/2008, Especial, p. A14

A América Latina registra 25% de todas as mortes por violência no mundo, embora tenha menos de 9% da população global, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), que publicou ontem relatório sobre as causas de mortalidades globalmente. O número de mortes no Brasil representa quase 40% do total de óbitos na região.

O secretário-geral da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), José Ángel Gurría, destacou recentemente que 1,2 milhão de pessoas perderam a vida na região em seguida a atos de violência nos últimos dez anos. Ele vê na cifra o tamanho da falta de coesão social nos países latino-americanos.

As estatísticas que a OMS divulgou são as mais recentes consolidadas, mas ainda referentes a 2004. Mostram que as principais causas de mortes no Brasil e no resto da América Latina eram homicídio entre os homens, e acidentes vasculares cerebrais entre mulheres na faixa de 15 a 59 anos.

Pelas projeções da OMS para 2030, a maior causadora de mortes entre as mulheres passará a ser a diabete, enquanto a violência continuará provocando o maior número de vítimas entre os homens na América Latina.

A entidade prevê que as mortes por homicídios representarão 22% do total de óbitos em 2030 na região, comparado a 17% atualmente. Os acidentes de trânsito fazem 10% das vítimas fatais, com o maior número entre os mais jovens.

A OMS calcula também o número real de anos de boa saúde perdidos, levando em conta mortes por idade multiplicados por um padrão global de expectativa de vida nessas faixas.

Na América Latina, a violência é a principal causa da incapacidade entre os homens, seguido de alcoolismo e acidentes de trânsito. Entre as mulheres, é a depressão, vinda em seguida diabete e infecções respiratórias.

Globalmente, o que mata nos países pobres são cardiopatias, diarréia, aids e acidentes vasculares cerebrais. Nos países ricos, são cardiopatias, câncer pulmonar, pneumonias e asma.

De 58,8 milhões de pessoas que morreram em 2004, mais da metade tinha acima de 60 anos. De cada 10 óbitos no mundo, 6 foram causadas por doenças não infecciosas, 3 infecciosas e 1 a ferimento.

Em 2030, a expectativa é de que em 2030 as doenças não transmissíveis serão responsáveis por 75% das mortes, entre eles o câncer. O estilo de vida sedentário e comida fast food reforçam esse cenário. (AM)