Título: Serra pede urgência na votação de projetos para encerrar greve de policiais
Autor: Agostine , Cristiane
Fonte: Valor Econômico, 04/11/2008, Política, p. A7

Sem atender à reivindicação salarial dos policiais civis em greve há mais de um mês e meio, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), quer aprovar ainda nesta semana quatro projetos de lei, enviados pelo Executivo, para tentar acabar com a paralisação.

Serra pediu urgência na tramitação dos projetos, para diminuir a pressão dos policiais sobre o governo. Os deputados devem discutir e votar quatro dos cinco projetos do governo entre hoje e amanhã. Foram feitas 62 emendas, mas as elaboradas pela oposição, para aumentar o reajuste salarial, serão vetadas. "Imagine como seria se cada deputado resolvesse tutelar uma categoria profissional e dar o salário que quisesse", disse o presidente da Assembléia Legislativa, Vaz de Lima (PSDB). "Deputado não pode propor emendas que representem aumento de despesa para o Executivo", afirmou.

Os projetos enviados pelo Executivo prevêem um reajuste salarial bem menor do que o reivindicado pelos grevistas. Os policiais querem 15% de aumento neste ano, retroativo a março, 12% em 2009 e mais 12% em 2010. Já o governo pretende aprovar a proposta de reajuste de 6,5% para 2009 ano e 6,5% em 2010. Mesmo com toda a pressão da categoria policial, o Executivo deve ter facilidade para aprovar os projetos. Dos 94 deputados, apenas 23 são de oposição ao governo estadual. O PT obstruirá a votação, para protestar sobre o reajuste proposto pelo governo.

As entidades ameaçam continuar com a greve, caso o governo não atenda às reivindicações da categoria. As tentativas de negociação das entidades com o governo começaram em fevereiro, mas foram frustradas. Na semana passada, em audiência pública na Assembléia Legislativa, os policiais protestaram contra a falta de diálogo com o Executivo. "O país entrará em um momento de crise e qualquer aumento se refletirá no ano que vem", disse Vaz de Lima.