Título: Babá, a alternativa para Heloísa Helena
Autor: Torres, Izabelle
Fonte: Correio Braziliense, 21/01/2010, Política, p. 10

Eleições

Ex-deputado federal, o radical de esquerda com uma expulsão do PT no currículo surge como nome provável do PSol para a corrida presidencial

Babá espera o consenso do partido, mas adianta que vai ¿bater¿ em Lula

Depois das divergências com o PV e da desistência de apoiar a candidatura da senadora Marina Silva à Presidência da República, o PSol começou a formular um novo plano para o embate eleitoral de 2010. O principal objetivo da legenda é apresentar um candidato próprio que não seja a vereadora por Maceió Heloísa Helena. Presidente do partido, a alagoana não quer abrir mão da disputa por uma vaga no Senado por temer o risco de permanecer mais quatro anos longe da política nacional.

Na falta de disposição de disputar a Presidência, Heloísa tentou costurar um acordo com o PV. As discussões fracassaram depois que a legenda de Marina Silva divulgou a intenção de lançar o deputado Fernando Gabeira ao governo do Rio de Janeiro com o apoio de partidos como o PSDB e o DEM. Diante da reação indignada de integrantes do PSol, Heloísa Helena teve de desistir da ideia e articular uma saída alternativa para marcar a posição da legenda sem que isso atrapalhe seu projeto pessoal.

Para isso, o partido ensaia lançar na disputa pela sucessão do presidente Lula o nome do ex-deputado Babá, um radical de esquerda que foi expulso do PT em 2003 e trabalhou com Heloísa na fundação do PSol. O nome de Babá ainda não é consenso entre as pequenas correntes do partido, mas deve se consolidar. A intenção da legenda é lançar um nome capaz de atacar sem piedade o governo Lula durante o horário eleitoral gratuito. Uma missão que não combinaria com o professor Plínio de Arruda, que também se mostrou disposto a substituir Heloísa Helena, mas que é considerado mais contido. ¿Nossa ideia é a candidatura própria. Seria naturalmente a da Heloísa. Mas ela prefere a disputa pelo Senado, para onde provavelmente irá se eleger. Diante disso, surgiu a possibilidade do meu nome como alternativa. Vamos decidir em convenção, mas já adianto que irei usar o horário eleitoral para mostrar que PT e PSDB são iguais e o presidente Lula não é santo¿, comenta Babá.

Natimorta

O ex-deputado pelo Pará (2002 a 2006), que não teve sucesso na reeleição, já com o domicílio eleitoral no Rio de Janeiro, afirma que já começou a coletar dados que mostram a necessidade de se questionar a figura do presidente Lula, já que durante seu governo seus filhos enriqueceram e alianças com políticos acusados e punidos por corrupção foram consolidadas. ¿Tem muita coisa a ser questionada e muito detalhe que tem sido esquecido e nunca é citado nem pela oposição. Tudo porque eles todos são iguais. Até o PV é igual! Por isso, a possibilidade de apoiarmos a candidatura de Marina Silva nasceu morta. Sabemos que precisamos enfrentar a disputa de forma independente. Toparei o desafio porque não tinha grandes projetos políticos para 2010 nem a intenção de voltar para a Câmara¿, explica.