Título: Bradesco deve fechar compra do ibi por R$ 1,45 bi
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 05/06/2009, finanças, p. C8

O Bradesco deve anunciar hoje a compra de 100% do banco ibi, que pertence à rede varejista C&A, por R$ 1,450 bilhão. O pagamento será feito em dinheiro. Esse total pode ser aumentado em até R$ 400 milhões nos próximos cinco anos. O valor final vai depender da existência de uma sério de passivos, como depósitos judiciais e causas trabalhistas. O contrato foi assinado ontem à noite e garante ao Bradesco a exclusividade para trabalhar em parceria com a rede C&A pelos próximos 20 anos, executando toda a parte de serviços financeiros a clientes, como a administração do cartão "private label" da loja e o parcelamento de compras.

Segundo o Valor apurou, o Bradesco já teria montado até um comitê de transição para absorver a aquisição, a primeira que faz desde que o Itaú anunciou a fusão com o Unibanco, em novembro do ano passado. O principal interesse do Bradesco no ibi, segundo uma fonte a par das negociações, seria "a qualidade da plataforma de gestão" dos produtos do banco, que incluem uma base de quase 20 milhões de cartões, crédito pessoal e financiamento ao consumo.

O ibi foi vendido por uma valor equivalente a duas vezes seu patrimônio líquido (R$ 860 milhões em dezembro). O preço é menor do que o banco valia no passado. Segundo uma fonte, há cerca de 5 anos o banco da C&A recebeu uma proposta de compra de um grande banco brasileiro, que na época estava disposto a pagar cerca de R$ 5 bilhões pela instituição financeira da C&A.

Com uma política agressiva de crédito, que tinha como objetivo aumentar as vendas da C&A, o ibi acabou sofrendo com o aumento da inadimplência, que se agravou com a crise financeira. Os controladores holandeses precisaram mandar dinheiro para o Brasil. Entre empréstimos e um aporte de capital, foi mais de R$ 1 bilhão. No ano passado, as despesas com provisão para crédito de liquidação duvidosa cresceram 40%.

O banco tem uma base invejável de cartões, das bandeiras Visa e MasterCard. É o primeiro no ranking do varejo, com 18,6 milhões em 2008, segundo levantamento da consultoria em varejo financeiro Boanerges & Cia. No ranking, Riachuelo, Renner e Pernambucanas aparecem em seguida.

O Bradesco encerrou o primeiro trimestre com uma base de 35,6 milhões de plásticos, incluindo os cartões próprios e os emitidos em parcerias com o varejo. Procurado pelo Valor, o banco informou que não faria comentários.