Título: Lula desafia Lina a mostrar agenda de encontro
Autor: Lyra , Paulo de Tarso
Fonte: Valor Econômico, 18/08/2009, Política, p. A7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou irritação ontem ao ser perguntado sobre a necessidade de uma acareação entre a ex-secretária da Receita Federal Lina Viera e a chefe da Casa Civil, ministra Dilma Rousseff.

A pergunta foi feita na entrevista coletiva concedida ao lado do presidente do México, Felipe Calderón, durante recepção no Palácio do Itamaraty. Lula tentou qualificar o debate como algo menor diante do diálogo travado por presidentes de dois países importantes, mas desafiou a ex-secretária a provar que fala de fato a verdade. "Seria tão mais simples e tão mais fácil que a secretária mandasse a agenda em que ela encontrou com a Dilma. Não precisaria nem gastar dinheiro, pagar passagem, nem ir ao Congresso. Era só pegar as duas agendas e ver o que aconteceu."

Lula foi duro em relação à ex-secretária da Receita, afirmando que "toda vez, neste país, que se começa a fazer Carnaval com coisas que não dão samba, as coisas vão ficando cada vez mais desacreditadas na opinião pública". Ele desafiou Lina, indagando qual a razão para ela dizer que conversou com Dilma e não mostrar a agenda. "A Dilma já disse que não tem agenda com ela. Ora, como eu não sei da vida das duas e não tenho propensão a ser mexeriqueiro, como dizem no Nordeste. Se as duas se encontraram é só ver a agenda, se elas não se encontraram é só ver a agenda", resumiu o presidente.

Lula classificou de "pobreza" o fato de o assunto ter sido incluído na pauta da política brasileira, em vez de outras discussões mais importantes e de interesse popular. "Essa coisa é o seguinte: mais dia, menos dia, vocês não me perguntarão sobre isso; mais dia, menos dia, o povo vai ficar ouvindo ela dizer que conversou, a Dilma dizer que não conversou. Ela só tem um jeito: abrir a mala em que ela levou a agenda e mostrar a agenda para todo mundo."

Lula foi irônico ao dizer que Lina prestou um grande serviço quando foi secretária da Receita Federal. Mas completou afirmando que o país perde com esse processo: "Eu, sinceramente, gostaria que a gente pudesse discutir um pouco mais sobre México e Brasil, porque interessa mais para a imprensa brasileira, interessa mais para a economia brasileira, interessa mais para o desenvolvimento do nosso país. Mas isso, normalmente, não interessa. Então, eu vou continuar vendo se consigo melhorar a balança comercial com o México, e vocês, logo, logo vão saber se a Lina conversou com a Dilma", encerrou o presidente.