Título: Oposição suspende protesto
Autor: Sabadini, Tatiana
Fonte: Correio Braziliense, 13/06/2010, Mundo, p. 22

No primeiro aniversário da polêmica reeleição do presidente Mahmud Ahmadinejad, não houve protestos nas principais cidades do Irã. Os líderes da oposição reformista, que em junho de 2009 denunciaram fraude generalizada, suspenderam uma manifestação convocada para ontem em Teerã, por temor de uma repetição dos violentos confrontos de um ano atrás, com saldo de cerca de 80 mortos, segundo os opositores. O ex-candidato à presidência Mir Hossein Mousavi afirmou que a coligação reformista ¿continuará recorrendo a métodos pacíficos¿ para contestar a legitimidade do presidente.

A capital iraniana estava movimentada, porque ontem era dia de os trabalhadores receberem salários. A polícia armou um forte sistema de segurança nas principais praças. ¿Não é provável qualquer tentativa de reviver os protestos de rua. Mas se o movimento de revolta criar uma crise de segurança, nós teremos de confrontá-los com força total¿, disse à agência de notícias Reuters um comandante da Guarda Revolucionária, Reza Farzaneh.

Para se comunicar, a oposição utiliza a internet a fim de burlar a censura imposta aos meios de comunicação ¿ em cinco anos de governo de Ahmadinejad, dezenas de publicações foram suspensas sob a acusação de difamar o regime islâmico. Em nota divulgada no site Kaleme.com, Mousavi sugeriu que, apesar de estar fora das ruas, os manifestantes poderiam fazer uso de outros meios para protestar. ¿Temos de expandir nossa rede social, nossos websites. É o melhor caminho e funciona como uma arma, a nossa arma contra a força militar¿, disse o dirigente oposicionista.