Título: Futebol preocupa
Autor: Craveiro, Rodrigo
Fonte: Correio Braziliense, 20/06/2010, Mundo, p. 22

A coincidência do segundo turno das eleições presidenciais colombianas com a realização da partida entre Brasil e Costa do Marfim, pela Copa do Mundo, já preocupa os candidatos e o próprio presidente, Álvaro Uribe. O governista Juan Manuel Santos e o opositor Antanas Mockus pediram à população que saia às ruas para votar, antes de assistir ao jogo da seleção canarinho. ¿A melhor partida que os colombianos podem jogar é o voto, a maior demonstração de fé em nossa democracia¿, afirmou o ex-ministro da Defesa de Uribe, citado pela agência de notícias DPA. Por sua vez, Mockus lembrou que a ¿campanha é prioridade para a Colômbia¿. ¿Por isso, antes de ver a partida, devemos votar¿, defendeu.

O coro foi completado por Uribe. ¿É muito importante a Copa do Mundo, mas temos muitos dias para ver as partidas. Eu lhes peço, meus compatriotas, que sacrifiquem um momentinho dos jogos e votem. É o dia da democracia da pátria. É o que lhes peço¿, afirmou o presidente. De acordo com as autoridades do país, as 12 últimas eleições presidenciais tiveram um média de abstenção de 52,2%. No primeiro turno deste pleito, 14.781.020 colombianos saíram de casa para votar ¿ 49,29% do total previsto no censo eleitoral.

Vantagens O governo da Colômbia promete uma série de benefícios para que os cidadãos exerçam a democracia. Com o comprovante eleitoral, é possível obter 10% de desconto na matrícula em universidades públicas, um abatimento em um mês no serviço militar obrigatório e descontos na expedição de passaportes ¿ além de subsídios para moradia. ¿O mais importante é fazer um gol na abstenção, dirigindo-se às urnas¿, recomendou Carlos Ariel Sánchez, chefe da Registradoria Nacional da Colômbia.