Título: Medo faz o consumidor ter cautela
Autor: Araújo, Saulo
Fonte: Correio Braziliense, 12/09/2010, Cidades, p. 33

O medo de cair nas armadilhas espalhadas pelomundovirtual éo que leva grande parte dos usuários de internet a nãocomprar utilizando essa ferramenta. Uma pesquisa feita pela empresa de segurança Site Blindado revela que 30% dos internautas brasileiros não adquirem produtos pela rede mundial de computadores por temerem se tornarem vítimas de hackers.De acordo com o estudo, há 40 milhões de pessoas no país que utilizam o internet banking, mas apenas 17,3% são consumidores virtuais.

O analista de negócios da empresa Arthur Barretto explica que são vários os fatores que levam o usuário a evitar digitar informações pessoais em sites. Emprimeiro lugar, está o receio de cair em fraudes. Depois, o consumidor considera outros aspectos, como imediatismo e, por último, gasto com o frete. Mas maioria ainda opta por não utilizar a rede para comprar pela questão da segurança, explicaBarreto.

No entanto, ele elenca vantagens nas compras feitas sem sair de casa. Primeiro, a comodidade.

A pessoa não precisa pagar estacionamento, pegar trânsito e carregar o produto, além de poder comparar diferentes produtos em diversas lojas de forma mais rápida.

Tudo isso está ao alcance com umclique, ressaltou o analista de negócios do SiteBlindado.

Ele diz que é preciso investirem segurança para vender produtos pela internet. Obrasileiro, por natureza, ainda não é acostumado a investir em segurança.Normalmente, sósepreocupaquandoé vítima de fraudes. Porém,emalguns casos, é irreversível.Conheço situaçõesemqueoempresário teveque fechar a loja virtual porque a imagemdowebsite ficou muito fragilizada após sofrer ataques. (SA)