Título: Metalfrio compra Caravell para crescer na Europa
Autor: Gómez, Natália
Fonte: Valor Econômico, 25/07/2006, Empresas, p. B7

A Metalfrio, fabricante de produtos para refrigeração comercial, anunciou ontem a compra do grupo dinamarquês Caravell, que produz freezers e refrigeradores comerciais na Rússia e na Dinamarca. Os produtos da empresa, que são mais sofisticados e até 40% mais caros que os produzidos pela Metalfrio, poderão ser fabricados no Brasil no futuro.

"Começamos a apresentar alternativas para os clientes locais e se atingirmos um volume expressivo poderemos iniciar a produção", diz o presidente da companhia, Luiz Eduardo Moreira Caio. Segundo ele, as marcas fabricadas pela Caravell (Derby e Caravell) serão mantidas porque têm prestígio na Europa. "A rede de distribuição da companhia, que tem mais de 50 anos, é muito pulverizada e desenvolvida", afirma.

A fábrica russa abastecerá o mercado local, que tem apresentado crescimento no setor de sorvetes e bebidas, segundo Caio. A produção dinamarquesa será enviada para a Europa Ocidental.

A construção da fábrica da Metalfrio na Turquia, que será concluída até novembro, distribuirá produtos mais competitivos, semelhantes aos produzidos no Brasil, com foco no Leste Europeu. De acordo com o executivo, a compra da Caravell completa a plataforma produtiva da empresa. Com a aquisição, o faturamento líquido da Metalfrio crescerá R$ 130 milhões, chegando a R$ 350 milhões em 2007.