Título: Posse coletiva no governo federal ficará para fevereiro
Autor: Lyra, Paulo
Fonte: Valor Econômico, 28/12/2006, Política, p. A8

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomará posse no próximo dia 1º de janeiro, às 16 horas, junto com o vice José Alencar, mas a foto com o novo ministério só acontecerá um mês depois, quando Lula os integrantes do primeiro escalão pelos próximos quatro anos. A confirmação foi feita ontem pelo assessor especial da Presidência, Cézar Alvarez, responsável pela comissão encarregada de organizar a festa da posse. A estratégia, já anunciada por Lula algumas vezes, rompe a tradição de posse coletiva de um novo ministério junto com o presidente.

A festa será menor do que a de 2003 e custará aproximadamente R$ 1,1 milhão. O presidente e o vice desfilarão pela Esplanada no Rolls Royce Presidencial, estacionado em frente à Catedral, dirigindo-se até o Congresso Nacional, onde Lula fará um discurso e será oficialmente empossado. A cerimônia no Parlamento deve durar uma hora e meia. Ao deixar o Legislativo, o presidente passa em revista o pelotão dos Dragões da Independência e ouve a salva de 21 tiros.

Lula segue para o Planalto, onde espera por cerca de 30 até que todos os convidados se desloquem do Congresso até a sede do Executivo. Dentro do Palácio, aproximadamente 1,5 a 1,8 mil convidados, entre governadores, 18 prefeitos escolhidos para representar as entidades municipais, ministros, diplomatas e chefes dos demais Poderes - Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Renan Calheiros (PMDB-AL) e Ellen Gracie (STF).

Cada ministro ficou responsável por escolher doze personalidades ligadas à sua área de atuação - empresários, artistas, beneficiários do Bolsa-Família, catadores de papel. "Eles são parceiros do governo. Não se trata de uma propaganda oficial, o governo está prestando uma homenagem ao conjunto do povo brasileiro", disse Alvarez.

Lula não receberá a faixa presidencial de ninguém. Ao dirigir-se ao Parlatório para proferir seu discurso, já estará com a faixa. Esse discurso ainda está em fase final de elaboração. Para encerrar o dia festivo, está previsto um show com Leci Brandão, Olodum, Surdodum (Banda de percussão formada por portadores de deficiência auditiva), Geraldo Azevedo, Zé Mulato e Cassiano, Renato Matos e Célia Porto.

A presença dos governadores, contudo, é incerta. Muitos têm posse marcada para a tarde do dia 1º, o que inviabilizaria o deslocamento para Brasília, como os seis governadores eleitos pelo PSDB. Reeleito em Minas Gerais, Aécio Neves será empossado às 16h e a transmissão do cargo deverá ser às 18h, no Palácio da Liberdade. Em São Paulo, José Serra mudou a tradição de receber o cargo pela manhã e marcou a cerimônia na Assembléia para as 15h, seguida de festa na sede do governo paulista, às 16h. Não será a primeira ausência de Serra: em 2002, ele não participou nem da posse de Geraldo Alckmin, no governo de São Paulo.

A cerimônia de Teotônio Vilela, em Alagoas, começará às 10h, mas a posse será somente às 15h. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso deverá participar da festa de Teotônio e de Serra, segundo informa o site do PSDB. Cássio Cunha Lima, reeleito pela Paraíba, tomará posse às 16h. No mesmo horário, Yeda Crusius receberá o comando do Rio Grande do Sul, seguindo às 17h para a solenidade de transmissão de cargo. Também do PSDB, Ottomar Pinto, eleito por Roraima, receberá o cargo às 18h.

Além da ausência dos governadores da oposição, até mesmo os eleitos pelo PT faltarão à festa do presidente Lula. Eleita pelo Pará, Ana Júlia marcou sua posse para 17h. Em Sergipe, a cerimônia de Marcelo Déda será às 16h.

Jaques Wagner, eleito pela Bahia, e Wellington Dias, pelo Piauí, participarão da cerimônia de Lula. Ambos petistas marcaram suas festas para a manhã. A posse de Wagner será às 9h e de Dias, às 8h. No Piauí, a festa do petista será animada por um show do deputado federal e forrozeiro Frank Aguiar (PTB - SP). No Acre, o também petista Binho Marques marcou para a madrugada a transmissão do cargo e deverá participar da cerimônia de Lula.

Da base aliada ao governo federal, Cid Gomes (PSB), eleito pelo Ceará, e Roberto Requião (PMDB), do Paraná, deverão participar da posse de Lula. A solenidade de Cid será às 8h, e de Requião, às 9h.