Título: Ponto eletrônico vira prioridade
Autor: Jeronimo, Josie
Fonte: Correio Braziliense, 22/10/2010, Política, p. 9

eleições 2010 Senado apressa a implantação do controle de frequência funcional a fim de deixar o sistema pronto antes do fim da atual legislatura

A cerca de três meses do fim da legislatura, o Senado decidiu desengavetar o projeto de instalação do ponto eletrônico e biométrico para controle da frequência e da carga horária dos servidores. A Casa não fez licitação para adquirir o sistema e abriu mão do artifício de assinar o ¿termo de adesão¿ para contratar a mesma empresa que presta serviço à Câmara desde o início do ano. Apesar de o ponto biométrico ainda não estar em funcionamento, o contrato ¿ de R$ 1,2 milhão ¿ foi assinado em junho deste ano e a empresa já foi paga.

A Casa informa que, por ¿determinação política¿, o Senado resolverá no fim do ano a pendência de meados de 2009, quando o modelo de controle de pessoal foi questionado. Um ato de 14 de outubro convocou os 3.500 servidores efetivos e os 2.800 comissionados para fazer a coleta das digitais para que todos os funcionários tivessem o crachá funcional renovado até 1º de dezembro. O período de recadastramento começa na segunda.

Mas os servidores, que desde fevereiro utilizam o sistema de ponto inserindo senha na intranet do Senado, estão confusos com a convocação feita às pressas, no fim do ano legislativo. Isso porque a maior parte dos 54 gabinetes dos senadores que encerram mandato nesta legislatura será totalmente reformulada. Funcionários comissionados sairão da Casa para dar lugar a novos servidores, e a dança das cadeiras da lotação dos efetivos a partir de fevereiro do próximo ano também mudará a composição dos quadros funcionais.

A recente pressa do Senado em implantar o ponto biométrico tem explicação. O primeiro-secretário da Casa, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), não foi reeleito e pretende deixar o sistema de identificação funcional como a marca de sua gestão na Primeira-Secretaria. Grande parte dos novos crachás, no entanto, será usada por menos de dois meses pelos funcionários ligados a parlamentares que perderam a eleição. No início da legislatura, efetivos também são transferidos de função e de gabinetes. A renovação das identidades funcionais eletrônicas no próximo ano podem causar prejuízo de cerca de R$ 200 mil para a reemissão dos ¿smart cards¿.

Controle de gastos O sistema de ponto eletrônico foi implantado na Câmara dos Deputados e no Senado no início deste ano para tentar controlar o gasto das Casas com horas extras dos servidores. O ponto também foi anunciado como modelo para identificar a presença de funcionários fantasmas nos gabinetes. Na Câmara, o sistema, implantado em fevereiro, exige que o funcionário comprove presença e carga horária trabalhada por meio de leitura biométrica. No Senado, porém, o ponto eletrônico se resumiu à marcação aleatória de horários na intranet da Casa, com a utilização de senha funcional. (JJ)

Curtas

Dom Geraldo defende bispo O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Lyrio Rocha, evitou ontem condenar a atitude do bispo de Guarulhos, dom Luiz Gonzaga Bergonzini, de mandar imprimir panfletos contra a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff. Dom Geraldo considerou que a ação do bispo está ¿dentro da normalidade¿, apesar de a CNBB ter a orientação de não indicar voto em nenhum candidato ou partido. Dom Geraldo explicou que em cada diocese o bispo tem autonomia para conduzir seus fiéis da maneira que achar conveniente e que a CNBB não tem como puni-lo. ¿Ele (bispo de Guarulhos) tem o direito e até o dever de, de acordo com sua consciência, orientar seus fiéis do modo que julgar mais eficaz e mais conveniente. Ele está no exercício de seus direitos como bispo diocesano de Guarulhos e cada instância fala só para o âmbito de sua competência, tanto que ele não se dirigiu à nação brasileira. Esse procedimento está absolutamente dentro da normalidade no modo como as coisas da Igreja se encaminham¿, afirmou o presidente da CNBB.

Ação da PF quase acaba em tiroteio Candidato à reeleição, o governador de Roraima, Anchieta Júnior (PSDB), foi abordado pela Polícia Federal (PF) ontem quando chegava ao Palácio Senador Hélio Campos, sede do Executivo estadual. Com ânimos acirrados, seguranças do governador e agentes federais sacaram e apontaram armas, mas não houve tiroteio. Segundo a PF, a ação ocorreu após denúncia de que os dois veículos nos quais estavam o governador e seus seguranças estariam transportando dinheiro destinado à compra de votos. Os carros foram revistados, mas não foi encontrado dinheiro.

Teotônio lidera a disputa em Alagoas Segundo pesquisa do Ibope divulgada ontem, o governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho (PSDB), candidato à reeleição, lidera a disputa no segundo turno, com 48% das intenções de voto. O ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) soma 40%. Eleitores indecisos são 7%, enquanto votos em branco ou nulo somam 5%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Considerando apenas os votos válidos, a pesquisa mostra que Teotônio tem 54%, contra 46% de Lessa. O Ibope ouviu 812 eleitores entre 17 e 19 de outubro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas sob o número 18.907/2010.

Empate técnico entre Perillo e Rezende A disputa pelo governo de Goiás neste segundo turno está empatada tecnicamente entre o senador Marconi Perillo (PSDB), que soma 48% das intenções de voto, e Íris Rezende (PMDB), com 44%, segundo o último levantamento do Ibope. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O instituto ouviu 1.204 eleitores em 56 cidades goianas, entre 17 e 19 de outubro. O percentual de votos brancos ou nulos e de indecisos é de 3% e 5%, respectivamente. Levando em conta apenas os votos válidos, Perillo aparece com 52% e Rezende, com 48%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás sob o número 52.095/2010.