Título: Reforma tributária será prioridade do governo, diz Mantega
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 18/09/2006, Finanças, p. C8

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ontem que uma reforma tributária mais profunda que as mudanças pontuais feitas nos últimos anos será uma das prioridades do segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva se ele for reeleito, como indicam as pesquisas. Numa entrevista em Cingapura, onde participou de reuniões com ministros das Finanças de outros países no fim de semana, Mantega disse que a reforma poderá incluir a criação de um Imposto sobre o Valor Agregado (IVA), que substituiria o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos Estados.

A idéia é defendida há muitos anos pelos especialistas em contas públicas, mas sempre enfrentou a oposição dos Estados. Mantega disse que Lula terá boas condições de promover a reforma no primeiro ano do segundo mandato, aproveitando o capital político que terá reunido se sua votação confirmar as projeções das pesquisas eleitorais.

"É uma questão de vontade política", disse o ministro. Ele minimizou as dificuldades que Lula certamente terá se for reeleito para obter a ampla maioria necessária para aprovar uma reforma tributária no Congresso. "O presidente será ungido com uma maioria significativa e virá nova leva de parlamentares dispostos a resgatar a imagem do Congresso."

Mantega afirmou que o crescimento brasileiro está nos trilhos. "O Brasil tem todas as condições necessárias para um boom no consumo doméstico." O governo espera que o país cresça cerca de 4% neste ano, mas o FMI estimou expansão de 3,6% em 2006 e de 4% no ano que vem. "Nosso desafio é criar as condições para garantir crescimento sustentável de mais de 5% ao ano", disse Mantega.

O ministro acrescentou que outro desafio para o próximo governo é cortar os custos financeiros. Mantega disse que é um erro dizer que o gasto do governo está acelerando rapidamente, uma vez que o aumento diz respeito a despesas sociais.